Cultura e Diplomacia Cultural no século XXI: proposta de revisão do pensamento brasileiro de Relações Internacionais
Palabras clave:
Dimensão cultural das Relações Internacionais. Diplomacia cultural. Pensamento brasileiro de Relações Internacionais.Resumen
Construiu-se ao longo do século XX a compreensão partilhada por acadêmicos, diplomatas e governantes, de que a política externa brasileira (PEB) é e deve servir como instrumento de promoção do desenvolvimento nacional. Com base nesse pressuposto, constitui-se uma ampla bibliografia nacional com perspectivas holísticas, que buscam na combinação de determinantes domésticos e internacionais as explicações para os modelos de desenvolvimento nacional e as estratégias de inserção externa escolhidas pelos governos ao logo da história da PEB. Nesse acumulado histórico do pensamento brasileiro, contudo, a dimensão cultural das Relações Internacionais é a grande ausente. Esse artigo aponta de que maneira as transformações no cenário contemporâneo, ligadas à emergência da cultura como dinamizadora das Relações Internacionais e sociais, em menor nível, fazem da exclusão da dimensão cultural das análises um problema de cunho analítico e potencialmente estratégico para a inserção externa do país.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2014-10-01
Cómo citar
Barão, G. R. (2014). Cultura e Diplomacia Cultural no século XXI: proposta de revisão do pensamento brasileiro de Relações Internacionais. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(5), 74–102. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/3213
Número
Sección
Artigos Dossiê - Relações Internacionais Contemporâneas
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.