Uma reconstrução do construtivismo nas Relações Internacionais

Autores/as

  • Stefano Guzzini Uppsala Universitet
  • João Nackle Urt UFGD

Palabras clave:

construtivismo. Teoria das Relações Internacionais. metateoria. dupla hermenêutica. intersubjetividade. poder. reflexividade.

Resumen

Como forma de evitar tanto abordagens teoricamente ecléticas, quanto abordagens teoricamente redundantes, este artigo propõe uma reconstrução possível e coerente do construtivismo, entendido como uma metateoria reflexiva. Esta reconstrução começa levando a sério a dupla virada sociológica e interpretivista nas ciências sociais. Baseado na “dupla hermenêutica”, o construtivismo pode ser mais bem compreendido distinguindo-se sua postura quanto ao nível da observação, quanto ao nível da ação propriamente dita e quanto à relação entre esses dois níveis. Com base nessa distinção, o artigo argumenta que o construtivismo trata, do ponto de vista epistemológico, sobre a construção social do conhecimento e, do ponto de vista ontológico, sobre a construção da realidade social. Além disso, o construtivismo demanda a combinação de uma teoria social do conhecimento com uma teoria intersubjetivista da ação, em detrimento de uma teoria individualista da ação. Finalmente, a análise do poder é central para compreender a ligação reflexiva que se estabelece entre os níveis da observação e da ação. Este argumento está inserido numa contextualização na qual o construtivismo é inspirado pela “modernidade reflexiva” e, mais diretamente, pelo fim da Guerra Fria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Stefano Guzzini, Uppsala Universitet

Mestre em Economia pela London School of Economis e PhD em Ciências Sociais e Políticas pelo European University Institute, Florença. É Pesquisador Sênior do Instituto Dinamarquês para Estudos Internacionais e Professor Associado na Uppsala University, Suécia. Entre suas diversas obras, destacam-se os livros Realism in International Relations and International Political Economy: the continuing story of a death foretold (1998), traduzido para o chinês, o checo, o italiano e o romeno, e Power, realism and constructivism: theories and theorists (2013).

João Nackle Urt, UFGD

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), possui Especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2006) e Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2009). Doutorando em Relações Internacionais pela mesma instituição. Atualmente, atua como Professor Assistente na Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Univesidade Federal da Grande Dourados.

Cómo citar

Guzzini, S., & Urt, J. N. (2014). Uma reconstrução do construtivismo nas Relações Internacionais. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(4), 376–429. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/3109