Narrativa e a construção da nação: um diálogo entre Homi Bhabha, “Leni” Riefenstahl e Franz Neumann.

Autores/as

  • Katiuscia Moreno Galhera UNICAMP

Palabras clave:

Teoria pós-colonial. nacional-socialismo. Teoria Crítica.

Resumen

O objetivo deste artigo é demonstrar a importância da narração na construção do consenso em torno da ideia de nação nacional-socialista, especificamente pela análise do filme de Leni Riefenstahl “Triunfo da Vontade”. Considerando que a cinematografia era controlada pelo Estado totalitário, procuraremos ilustrar os recursos de convencimento narrativos utilizados nesta propaganda nazista. Para tanto, utilizaremos tanto a análise crítica de Franz Neumann sobre a desconstrução da ideia de nação sob Hitler – um dos autores (mais desconhecidos) da Teoria Crítica/ Escola de Frankfurt –, quanto Homi Bhabha – um dos principais expoentes do pós-colonialismo – para fundamentar o papel e importância da(s) narrativa(s) sobre a formação do Estado nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katiuscia Moreno Galhera, UNICAMP

Doutoranda em Ciencia Politica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES).

Publicado

2014-03-25

Cómo citar

Galhera, K. M. (2014). Narrativa e a construção da nação: um diálogo entre Homi Bhabha, “Leni” Riefenstahl e Franz Neumann. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(4), 284–307. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2644

Número

Sección

Artículos - Sección Miscelánea