Fronteira, urbanização e desenvolvimento na Amazônia sul-americana: compreendendo disparidades nas “cidades-gêmeas” de Letícia (Colômbia) e Tabatinga (Brasil)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6292

Resumen

O artigo parte de uma análise acerca da relação entre fronteira, urbanização e desenvolvimento e possui como principal objetivo ampliar o conhecimento sobre uma parte da região amazônica sul-americana, a partir de um olhar especificamente à fronteira do chamado “Triângulo Amazônico”, ou “Triângulo de Letícia”. Inicia-se com uma abordagem teórica que parte de Milton Santos e aprofunda-se com Bertha Becker, uma das maiores pesquisadoras sobre as realidades amazônicas. E assim, como principal objetivo específico, atenta-se para o entendimento das chamadas “cidades-gêmeas” de Letícia, na Colômbia, e Tabatinga, no Brasil, a fim de compreender, além de particularidades históricas, aspectos da ação governamental de cada país para a estruturação, ou não, de investimentos nas respectivas cidades, e, também, características de cooperação transfronteiriça. Destarte, busca-se compreender o processo diferenciado de urbanização e desenvolvimento dessa fronteira, marcado por simetrias e assimetrias nas relações entre as duas cidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Virga, UNICAMP

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), Pós-Graduada em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política - FESP/SP (2012) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP (Jan/2015). Atualmente é doutoranda e pesquisadora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, na área de pesquisa em Economia Regional e Urbana na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (Iniciado em Março de 2015). Como mais recentes trabalhos atuou como analista setorial na Secretaria Estadual de Logística e Transportes - SP no Plano Diretor de Logística e Transportes do Estado de São Paulo - pesquisa a serviço da FIPE para posteriores estudos do Banco Mundial, e, como analista setorial e macroeconômica (PJ), com atuação nos macro setores de energia, mineração, siderurgia, transportes e na análise da balança comercial. Também possui experiência nas áreas de construção civil, infraestrutura, logística e instituições financeiras, atuando como analista desses setores anteriormente. Possui grande interesse em Economia e Geopolítica, com ênfase em Desenvolvimento Socioeconômico, Economia Latino-Americana, Economia Internacional e Relações Internacionais, atuando principalmente, no período recente, em pesquisas nos seguintes temas: América Latina, Amazônia, Integração Regional e Integração Física. Membro do NESPI - Nucleo de Estudos e Pesquisas de Política Internacional - Estudos Internacionais e Políticas Comparadas na Universidade de São Paulo - USP e da Plataforma de Intercambio de Aprendizajes ?Prospectiva sin Fronteras? da CEPAL/ONU. Pesquisadora - Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado

2017-12-21

Cómo citar

Virga, T. (2017). Fronteira, urbanização e desenvolvimento na Amazônia sul-americana: compreendendo disparidades nas “cidades-gêmeas” de Letícia (Colômbia) e Tabatinga (Brasil). Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 109–133. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6292

Número

Sección

Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia