Inovação e desenvolvimento: a importância das Relações Internacionais
Palabras clave:
Política de Inovação. desenvolvimento econômico. Economia Política Internacional.Resumen
A área de Economia Política Internacional emergiu como um importante campo de estudos no início dos anos 1970 e trouxe uma importante agenda de pesquisa para as Relações Internacional. Contudo, faltam estudos na área de Economia Política Internacional voltados para compreensão do papel das rupturas tecnológicas e, especialmente, da Inovação nas relações de produção e comércio, nas estratégias de desenvolvimento, na formação e perpetuação do poder das nações ou na compreensão do “lugar” que o país ocupa na Divisão Internacional do Trabalho. O ponto de partida desta reflexão são as estratégias de desenvolvimento que permitiram o catching up de países em desenvolvimento e o papel-chave que a Inovação desempenhou em cada uma delas. Analisam-se as estratégias de desenvolvimento dos Estados Unidos, Coreia do Sul, Brasil e México e o papel que a Inovação desempenhou em cada um desses casos evidenciando a importância do ambiente internacional nesses processos. Argumenta-se que depois das reformas liberalizantes dos anos 1980 e 1990, o policy space para essas políticas está significativamente mais reduzido, sendo a capacidade de atuação do Estado restringida por dispositivos legais internacionais. Por fim, defende-se que os estudos de Inovação são estratégicos para a área de Economia Política Internacional e devem ser incorporados à agenda de pesquisa do campo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-12-20
Cómo citar
Costa, K. F., Menezes, H., & Franzoni, M. (2016). Inovação e desenvolvimento: a importância das Relações Internacionais. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 5(9), 152–190. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/5864
Número
Sección
Artigos Dossiê - Economia Política Internacional de Sul a Norte
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.