Culturas e epistemologias do sul: as Relações Internacionais traduzidas pelos movimentos sociais da América Latina
Palabras clave:
pós-colonialidade. América Latina. movimentos sociais.Resumen
Através de perspectivas pós-colonialistas, pretende-se compreender o tema do olhar latino-americano sobre as Relações Internacionais, tendo como eixos as formações identitárias da “periferia” do Sistema Internacional, as quais possuem reminiscências dos processos coloniais. Para tanto, parte-se dos seguintes questionamentos: “Qual o papel da cultura na política mundial?”, “É possível compreender as Relações Internacionais enquanto campo do conhecimento sem considerar as vozes silenciadas pelos processos históricos de colonização?”, “Quais são as características do Sistema Internacional da atualidade e qual a relação destas com os processos locais de subalternidade na América Latina?”. Com base nestes questionamentos, busca-se contextualizar a disciplina das RI como detentora de dinâmicas de poder internas, que recebem influência da conjuntura hierárquica e colonial do Sistema Internacional, configurando, assim, um círculo de práticas e fundamentações teóricas que têm impacto sobre as localidades externas aos grandes centros de poder.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-09-27
Cómo citar
Góes, V. S. dos S., & Rocha, E. S. (2013). Culturas e epistemologias do sul: as Relações Internacionais traduzidas pelos movimentos sociais da América Latina. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 367–381. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2466
Número
Sección
Artículos - Sección Miscelánea
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.