Lições metodológicas para o estudo das Relações Bilaterais do Brasil

Autores/as

  • Thiago Gehre Galvão UFRR - Departamento de Relações Internacionais

Palabras clave:

História das Relações Internacionais do Brasil. Relações Bilaterais. Política Externa Brasileira.

Resumen

Na medida em que o Brasil amplia seu envolvimento com as grandes questões internacionais no novo milênio, cresce o interesse no exterior por conhecimento de qualidade sobre diferentes aspectos da realidade brasileira. As principais publicações especializadas têm respondido a esta demanda reafirmando estereótipos e percepções tradicionais, e criando e inventando novas imagens sobre o Brasil neste século 21. Por isso, faz-se necessário entender como os estudos sobre a política exterior do Brasil podem ser elaborados de uma maneira fidedigna e científica, refletindo esse momento de efervescência por que passa o país em suas Relações Internacionais. Portanto, o objetivo deste artigo é o de fazer um balanço analítico sobre diversas experiências, brasileiras, latino-americanas e internacionais, sobre os estudos em Relações Bilaterais, procurando retirar lições teóricas, metodológicas e conceituais que possam ser utilizadas em análises sobre a política exterior do Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Gehre Galvão, UFRR - Departamento de Relações Internacionais

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2000) e mestre em História, com ênfase na área de História das Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília (2003). Doutor em Relações Internacionais pela UnB (2011) Professor da Universidade Federal de Roraima. Atualmente está cedido à Presidência da República em Brasília. Atua principalmente nos estudos sobre Política Externa Brasileira, Teoria das Relações Internacionais, Relações Internacionais da América do Sul, Relações Bilaterais Brasil-Venezuela e Segurança Energética.

Publicado

2013-03-21

Cómo citar

Galvão, T. G. (2013). Lições metodológicas para o estudo das Relações Bilaterais do Brasil. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(2), 188–212. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2163