Brasil e mediação de conflitos internacionais: um debate teórico para a construção do poder do Estado no século XXI
Palabras clave:
soft power. smart power. Mediação. Brasil. Poder. Estado.Resumen
Na tentativa de pensar uma nova dinâmica para a construção do poder do Estado, este artigo visa ampliar a compreensão das fontes de poder que o ator estatal pode utilizar para se fortalecer, demonstrando que a conseqüência desta ampliação será uma interação diferenciada deste agente no sistema internacional. Tais fontes de poder irão agrupar ações do Estado, criando dessa maneira um rol de comportamentos que poderão ser associados a um tipo de poder, que por sua vez poderão ser associados a uma classificação de soft power ou hard power, que juntas levarão o nome de smart power. A mediação de conflitos internacionais, focada na transformação do conflito, será uma dessas ferramentas. Reconhecida como uma ação política de soft power, sua aplicação pode ser capaz de construir uma nova dinâmica de relacionamento entre os Estados, seja para os que estejam em conflito, ou para o Estado mediador junto da comunidade internacional. Para as ambições políticas de liderança regional e influência internacional do Brasil, construir seu poder de forma diferenciada pode ser a única maneira de se fortalecer junto das grandes potências, ao mesmo tempo em que promove uma nova forma de interação na ordem internacional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-03-25
Cómo citar
Pinto, D. J. A. (2013). Brasil e mediação de conflitos internacionais: um debate teórico para a construção do poder do Estado no século XXI. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(2), 284–303. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/1552
Número
Sección
Artículos - Sección Miscelánea
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.