Feminismos em trânsito internacional: a circulação do conhecimento feminista entre Brasil e França
DOI:
https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i11.6912Abstract
Este trabalho pretende estabelecer os marcos teóricos e epistemológicos para a realização de um mapeamento da circulação do conhecimento feminista entre Brasil e França. O período de análise parte da década de 1970, marcada pela criação do Círculo de Mulheres Brasileiras em Paris e pelo início da entrada da teoria feminista francesa no Brasil, chegando à década de 2010, momento caracterizado pela dinamização e globalização das relações de saber e poder. Buscamos identificar as condições históricas, políticas e institucionais que propiciaram interações teóricas feministas entre Brasil e França, a partir da opção analítica da circulação de conhecimento em detrimento da consideração de fluxos unidirecionais França-Brasil. A contribuição deste trabalho opera no sentido de dar visibilidade às trocas teóricas entre os dois países, as quais têm se ampliado por meio de novas pautas de discussão científica e epistemológica, abrangendo a diversidade teórica proveniente do Sul Global e de perspectivas pós-coloniais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-09-23
How to Cite
Schuck, E. de O. (2017). Feminismos em trânsito internacional: a circulação do conhecimento feminista entre Brasil e França. Monções: UFGD Journal of International Relations, 6(11), 89–120. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i11.6912
Issue
Section
Artigos Dossiê - Feminismos, Gênero e Relações Internacionais
License
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.