Peekabo! Uma análise em três níveis do reconhecimento de uma crise no Zimbábue pelo Ocidente
Keywords:
Zimbábue. análise de 3 níveis. padrões duplos.Abstract
Procurando contribuir para a compreensão da mudança no posicionamento ocidental quanto ao regime de Robert Mugabe no Zimbábue, que passa de joia da África, nos anos 1980, a pária do Ocidente na segunda metade dos anos 1990, o artigo oferece um relato histórico abrangendo os níveis sistêmico, regional e doméstico das relações do Estado. A partir do exame das dinâmicas presentes nos três níveis são explicitados os fatores que embasaram a boa imagem que a comunidade internacional tinha do regime de Mugabe e a pouca atenção conferida pelo Ocidente aos problemas de autocracia e violação de direitos humanos no país até a segunda metade dos anos 1990. Serão avaliadas a conjuntura de Guerra Fria; os desafios apresentados pelo regime de apartheid na África do Sul para a África Austral; e as políticas domésticas de reconciliação racial que tornavam o regime de Mugabe conveniente para os interesses ocidentais e faziam do Estado uma peça chave na África Austral. Demonstra-se como a alteração das condições sistêmicas, regionais e domésticas determinou mudanças drásticas nas relações internacionais do Zimbábue iniciando um período de crise nas interações entre o Estado africano e potências ocidentais. Mais do que mudanças no caráter das políticas do regime de Mugabe, foi a disposição das potências ocidentais para ignorar os problemas de seu governo e a sua imagem no Ocidente que sofreram alterações.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-28
How to Cite
Minillo, X. (2017). Peekabo! Uma análise em três níveis do reconhecimento de uma crise no Zimbábue pelo Ocidente. Monções: UFGD Journal of International Relations, 5(10), 90–128. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/6059
Issue
Section
Artigos Dossiê - A África e as Relações Internacionais
License
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.