Poder Informacional nas Relações Internacionais Contemporâneas
Keywords:
Poder Informacional. Faces Tradicionais do Poder. Poder Estatal.Abstract
O objetivo deste artigo é contribuir para o apontamento das principais concepções teóricas que podem guiar discussões acerca de uma nova faceta do poder –poder informacional. Para tal, apresenta-se uma ampla revisão bibliográfica acerca da definição de poder, objeto tão caro às Relações Internacionais. Inicialmente, foram apresentadas as faces tradicionais do poder para, em seguida, apontar as contribuições de Nye Jr. para essa discussão, tendo como foco a dimensão do poder estatal. Em seguida, explorou-se as contribuições de Sandra Braman, que serviram para a caracterização do poder informacional. Essas bases foram retomadas e aprofundadas propondo-se novos termos para o debate e para a construção de uma interface teórica entre Relações Internacionais e Ciência da Informação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-10-01
How to Cite
Ávila, R. O. de, & Pinheiro, M. K. (2014). Poder Informacional nas Relações Internacionais Contemporâneas. Monções: UFGD Journal of International Relations, 3(5), 23–52. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/3600
Issue
Section
Artigos Dossiê - Relações Internacionais Contemporâneas
License
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.