O Brasil de Lula da Silva: entre o Regional e o Global. O caso da UNASUL

Authors

  • Carolina Silva Pedroso PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP)

Keywords:

Política externa brasileira. autonomia. UNASUL.

Abstract

A política externa brasileira durante os anos Lula da Silva ficou caracterizada pela diversificação de parcerias e instâncias, para efetivar uma inserção cada vez mais protagônica. O surgimento de novas iniciativas de integração na América do Sul neste período, bem como o fortalecimento de estruturas já existentes, tem sido atribuídos à maior vontade política do Brasil em levar adiante um projeto regional para seu entorno geográfico. Por outro lado, é preciso considerar a autonomia como aspecto fundamental de nossa diplomacia, uma vez que ela remete à ideia de que o país não deseja estar limitado em sua ação externa por nenhum arranjo que possa lhe causar constrangimentos. Assim, este trabalho procura entender se a busca por autonomia (traço da nossa diplomacia) e o retorno ao modelo desenvolvimentista (característica relevante do governo Lula) - elementos que nem sempre são positivos para a integração regional - influenciaram na criação da União Sul-Americana de Nações (UNASUL) e refletir sobre a dualidade brasileira em conferir ênfase à América do Sul, ao mesmo tempo em que almeja ser um ator global.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carolina Silva Pedroso, PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP), bolsista da CAPES  e pesquisadora-vinculada ao IEEI-UNESP (Instituto de Estudos Econômicos Internacionais).

Published

2013-09-27

How to Cite

Pedroso, C. S. (2013). O Brasil de Lula da Silva: entre o Regional e o Global. O caso da UNASUL. Monções: UFGD Journal of International Relations, 2(3), 319–344. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2388

Issue

Section

Articles - Miscellaneous Section