o papel da Guerra de Biafra na construção do Estado nigeriano: da independência à segunda República (1960-1979)

Authors

  • Guilherme Ziebell de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

Nigéria. Guerra de Biafra. Construção do Estado.

Abstract

Nigéria se tornou independente em 1960, após um longo processo de negociação com a metrópole.  Ao longo desse processo foram promulgadas três Constituições, que, apesar de transferirem a administração para os nigerianos, foram responsáveis pela institucionalização de uma fragmentação interna do país nascente. A Nigéria se estruturou como uma federação composta por três regiões autônomas, subordinadas a um governo central fraco. Poucos anos após a independência, em 1967, houve a eclosão de uma guerra civil, a Guerra de Biafra, originada pela intenção da região sudeste do país de se tornar independente. A guerra se estendeu até 1970 e, apesar do amplo apoio internacional conseguido pelos secessionistas, o governo federal saiu vitorioso do conflito. Este trabalho busca analisar o papel da Guerra de Biafra, e da vitória do governo central, na consolidação do Estado nigeriano. Apoia-se, para tanto, nos trabalhos de Herbst (2000), Tilly (1996), Hui (2005) e, sobretudo, Castellano (2012), para a análise do processo de formação do Estado e do sistema interafricano. Conclui-se, assim, que a vitória do governo federal no conflito de Biafra foi essencial para o processo de construção do Estado nigeriano, assim como o foram as reformas aplicadas na década que se seguiu à guerra.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Guilherme Ziebell de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Relações Internacionais pela UFRGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS.

Published

2015-04-05

How to Cite

Oliveira, G. Z. de. (2015). o papel da Guerra de Biafra na construção do Estado nigeriano: da independência à segunda República (1960-1979). Monções: UFGD Journal of International Relations, 3(6), 228–253. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/3002

Issue

Section

Articles - Miscellaneous Section