Tensões em um passado não tão distante: as relações entre Cuba e Estados Unidos nos governos Bill Clinton e George W. Bush
Palavras-chave:
Cuba. Estados Unidos. Política Externa.Resumo
O presente artigo analisa a história contemporânea da política externa dos Estados Unidos frente a Cuba, mais especificamente nos mandatos de Bill Clinton e George W. Bush. Em um primeiro momento, delinearei como foram os anos iniciais do relacionamento de Clinton com Cuba, em que foi aprovada a lei Torricelli e a política calibrated response. Em seguida, tratarei de analisar a Lei Helms-Burton, que codificou o embargo contra Cuba em forma de lei só revogável com a anuência do Congresso dos EUA e que gerou forte oposição por parte de diversos países por seu caráter tido como extraterritorial. Em seguida, veremos como vem se deu a política de George W. Bush para Cuba. Na continuidade de uma política hostil, este governo endureceu o discurso frente a Cuba, acusando-a de patrocinar o terrorismo. Espera-se que este trabalho contribua para artigos e livros futuros que pautem a evolução comparativa da história da política externa entre os dois países após a abertura iniciada recentemente encabeçada por Barack Obama e Raul Castro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-09-09
Como Citar
Ferreira, M. A. S. V. (2015). Tensões em um passado não tão distante: as relações entre Cuba e Estados Unidos nos governos Bill Clinton e George W. Bush. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(7), 207–224. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/4021
Edição
Seção
Artigos - Seção Miscelânea
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.