A promoção de Democracia pela OEA: perspectiva sobre os envolvimentos da organização nas crises democráticas do Pós-Guerra Fria
Palavras-chave:
Organização dos Estados Americanos (OEA). Promoção de democracia. Crises democráticas.Resumo
Em termos gerais, o artigo em pauta analisa como se deu a operacionalização dos principais instrumentos de promoção de democracia da Organização dos Estados Americanos (OEA) na amostra de 20 casos e 23 ocorrências de crises democráticas do Pós-Guerra Fria e quais as conclusões gerais acerca deste processo específico de democratização. Para isso, empregou-se o método indutivo por meio do qual se percorreu o procedimento discriminado: levantamento, classificação e observação das crises democráticas; análise do envolvimento da OEA em cada inflexão política selecionada e, por fim, cruzamento dos dados para a formulação das hipóteses conclusivas. A partir dos resultados empíricos, duas hipóteses são traçadas para a investigação conduzida: 1) A OEA não atua igualmente em todas as ocorrências de inflexões democráticas e 2) a natureza das crises é uma variável interveniente na promoção de democracia pela entidade regional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-27
Como Citar
Camargo, A. G. (2013). A promoção de Democracia pela OEA: perspectiva sobre os envolvimentos da organização nas crises democráticas do Pós-Guerra Fria. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 261–285. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2463
Edição
Seção
Artigos - Seção Miscelânea
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.