De Receptor a Doador: Os desafios da cooperação para o desenvolvimento na política externa brasileira sob a ótica da relação estado/sociedade civil
Palavras-chave:
Política Externa Brasileira. Cooperação para o Desenvolvimento. Sociedade Civil.Resumo
O propósito central deste artigo é a análise da política de cooperação internacional para o desenvolvimento brasileira a partir da ótica da relação estado/sociedade civil. Trata-se de um trabalho exploratório, que busca levantar questões e tendências amplas sobre novos fenômenos referentes à cooperação sul-sul e a participação da sociedade civil na política externa brasileira, com vistas a contribuir com uma agenda de pesquisa futura sobre o tema. A abordagem analítica utilizada no artigo é a histórico-estruturante, através de uma metodologia que por um lado envolve uma revisão teórico-bibliográfica multidisciplinar sobre temas de análise da política externa brasileira, da cooperação técnica internacional, do desenvolvimento e da sociedade civil. Ademais, também se fez uso da revisão e análise de relatórios, notas públicas e pesquisas realizadas pela ABC, IPEA, ABONG, INESC e outros pesquisadores e analistas destas áreas. Completando a abordagem metodológica, para fins de triangulação de informações, também se realizou uma entrevista semiestruturada com o ministro Marco Farani, Diretor Geral da ABC. Inicialmente, o artigo caracterizará uma interpretação dos três principais ciclos de desenvolvimento pelo qual vem passando o país; posteriormente, se analisa a política externa brasileira a partir da sua cooperação para o desenvolvimento, bem como a relação estado/sociedade civil no âmbito da cooperação. Na sua parte final, algumas considerações são feitas a respeito da corrente fase da política de cooperação e de sua relação com a sociedade, no que tange a identificação dos principais entraves para seu avanço rumo ao futuro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-02-28
Como Citar
Cordeiro, R. M. (2013). De Receptor a Doador: Os desafios da cooperação para o desenvolvimento na política externa brasileira sob a ótica da relação estado/sociedade civil. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(2), 140–163. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/2120
Edição
Seção
Artigos Dossiê - Brasil no mundo: a política externa brasileira em debate.
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.