Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

1 Critérios de avaliação

A publicação dos trabalhos aprovados pelo controle por pares e selecionados pelos editores do periódico segue a ordem cronológica de submissão e aprovação. Contudo, em razão das regras estabelecidas pela comissão Qualis CAPES, existem critérios para avaliação e publicação preferencial, que podem ser atendidos pelos autores visando a uma maior agilidade na publicação de seu trabalho:

1.1  A Revista Videre dá preferência aos artigos submetidos que, dentro do possível, referenciem artigos anteriormente publicados em seus números passados, que tenha relação com o trabalho submetido à Revista, uma vez que evidencia sua aderência à mesma;

1.2  Em razão das regras de exogenia, preferencialmente, artigos com qualquer dos autores representantes do Estado de Mato Grosso do Sul são limitados a 25% do total de trabalhos publicados por volume, de modo que há uma fila específica para artigos que se enquadrem em tal circunstância. Por exemplo, se forem publicados 20 artigos no respectivo número da Revista Videre, somente 5 poderão ter autor vinculado ao estado de Mato Grosso do Sul (ainda que os demais coautores sejam de outros estados);

1.3  A titulação mínima recomendável para envio de artigos é de doutor(a) ou doutorando(a). Poderão ser aceitos trabalhos de autoria de mestre e mestrando, desde que em coautoria com doutor;

1.4  A Revista Videre trabalha com percentual mínimo de 60% de artigos de autores com título de doutor e 40% de artigos de autores com título de mestre. Deste total, pelo menos 15% de artigos de autores e coautores filiados à instituições estrangeiras, por volume, conforme critérios Qualis Capes Direito de avaliação de periódicos;

 1.5  Artigos em coautoria entre professores permanentes de Programas de Instituições de Ensino Superior de diferentes unidades da federação, com filiação devidamente identificada;

 1.6  Artigos originais de profissionais vinculados a Instituições de Ensino Superior estrangeiras e artigos em inglês ou em outras línguas, ainda que o autor seja brasileiro;

A seleção dos trabalhos para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista Videre, que selecionará os que forem considerados como expressivos para os profissionais do Direito, em particular para os leitores do periódico, e atendem aos requisitos da CAPES. A aprovação do manuscrito não é garantia de sua publicação;

A Comissão da Revista é soberana quanto à seleção e ao aceite dos trabalhos e reserva-se o direito de recusar aqueles cujas solicitações dos pareceristas não foram atendidas. A Revista Videre reserva-se no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na Revista Videre.

 

2      Diretrizes para autores(as)

2.1  O artigo deve seguir a diagramação disponibilizada pela Revista Videre  (Template aqui); qualquer material enviado em descumprimento de tal normativa implicará imediata rejeição. Não serão aceitas submissões de artigos que não estejam no Template.

 2.2  O artigo deve ser enviado exclusivamente por meio do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), através do link: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/user/register, no formato “.doc”, “.odt” ou compatível, sem identificação do autor(a)(es), tanto no corpo do manuscrito, como nas propriedades do arquivo;

2.3  As informações pessoais e acadêmicas, como resumo da biografia e inserção do link de acesso ao Orcid ID são elementos obrigatórios e devem constar no cadastro de autores da Revista. As submissões cujos autores não observarem o devido preenchimento do cadastro serão rejeitadas pelos editores;

2.4  A Revista Videre não aceita resenhas;

2.5  A limitação é de três coautores por artigo submetido;

2.6  Recomenda-se que o artigo enviado para avaliação passe por profissional que faça revisão ortográfica, gramatical e das normas das Revista;

2.7  O trabalho deve ser apresentado na seguinte formatação:

  • TAMANHO DO ARQUIVO: A4 (210 x 297mm), margem superior de 3,0 cm, margem inferior de 2,0 cm, margem esquerda de 3,0 cm, margem direita de 2,0 cm.
  • ESPAÇAMENTO ENTRELINHAS: a partir da Introdução, todo o corpo do texto deverá ser digitado com espaçamento de 1,5. Notas de rodapé. O espaço é simples nas notas de rodapé, nas citações em destaque (com mais de 3 linhas) e nas Referências.
  • FONTE: Times New Roman (14pt para o título em português ou idioma do artigo e 12 pt. para os demais títulos nas duas línguas subsequentes), além de 12pt para o corpo do trabalho, 11pt para o resumo e para citações com mais de 3 linhas).
  • PARÁGRAFOS: deverão iniciar a 1,5 cm a partir da margem esquerda do texto.
  • QUANTIDADES DE PÁGINASOs artigos devem ter entre 15 (quinze) e 30 (trinta) páginas. Não serão aceitos artigos em desacordo com o número mínimo e máximo de páginas.
  • CITAÇÕES: em sistema autor-data, conforme ABNT. Citações com mais de 3 linhas devem ter recuo de 4 cm, tamanho de fonte 11 pt., espaçamento entrelinhas de 1,0 cm e justificadas.
  • NOTAS DE RODAPÉ: poderão ser utilizadas a critério do(a) autor(a), apenas na modalidade de notas explicativas.
  • O artigo deve ser apresentado na seguinte sequência:

Título: primeiro no idioma original (em caixa alta, tamanho 14pt, negrito e centralizado) e logo abaixo em outras duas línguas, preferencialmente inglês e espanhol (em caixa alta, tamanho 12pt, sem negrito e centralizado);

  • Resumo: primeiro no idioma original (máximo 150 palavras, espaçamento de 1,0 cm e justificado). Estas regras se aplicam aos resumos em segundo e terceiro idioma, que devem vir na sequência. A palavra “Resumo” e sua equivalente na segunda língua devem estar em negrito, seguidas de dois pontos, como no exemplo a seguir:

Resumo: Os resumos deverão conter no máximo 150 palavras, com o texto justificado, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,0 cm, seguindo o que determina a NBR 6028 da ABNT. 

  • Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco), tanto em português quanto no segundo e terceiro idiomas, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.

    EXEMPLO:

    Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil.

  • Estrutura do artigo: De maneira geral, deve conter introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências citadas no corpo do texto. A numeração se inicia na Introdução e segue até a Conclusão (não tem ponto depois do numeral), como no exemplo a seguir.

 1 Introdução  

2 Título da seção

2.1 Título da subseção (subitem não fica em negrito)

3 Título da seção

4 Conclusão

Referências

 O texto deve ser redigido em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado. Não deve haver espaço entre os parágrafos e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,5cm.

Palavras estrangeiras e expressões que não estejam no Vocabulário da Língua Portuguesa devem ser redigidas em itálico, apenas.

As citações com menos de 3 linhas devem estar inseridas no corpo do texto, entre aspas apenas. As citações com mais de 3 linhas devem ser redigidas com tamanho 11, espaçamento simples (1,0cm), justificada e com recuo de 4 cm, como no exemplo a seguir:

 Os estudos do campo visual representam, atualmente, uma potente possibilidade que desloca para o centro o olhar sobre a visualidade. De cunho eminente interdisciplinar, os estudos através das imagens rompem com os recortes epistêmicos e com decisões compartimentadas, produzem-se, assim, infinitas combinações e desdobramentos. (DIAS, 2015, p. 398)

 O sistema de referência deve ser o autor-data, seguindo os padrões da ABNT.

Poderão ser utilizadas notas de rodapé, mas sugere-se que seu uso não seja excessivo. As notas devem seguir a numeração conforme ABNT.

  • Tabelasilustrações anexos: devem seguir o padrão do texto. Para anexos que constituem textos já publicados, incluir bibliografia completa e permissão dos editores para publicação.

Todas as diretrizes acima descritas são obrigatórias e o descumprimento destas acarretará rejeição do manuscrito.

As situações omissas serão definidas pelo Conselho Editorial da Revista Videre.

Artículos

Os artigos científicos, necessariamente, têm o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa para o intercâmbio científico e socialização do conhecimento através de publicação em revistas ou periódicos especializados. A publicação de artigos constitui-se numa peça-chave no processo de produção do conhecimento de determinada área do saber.

Normas Editoriais para Submissão de Trabalhos

Normas do Conselho Editorial para submissão de trabalhos na Revista

Direito Internacional Ambiental, ODS e suas interfaces

Dossiê Direito Internacional Ambiental, ODS e suas interfaces da Revista Videre,  vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da UFGD
 
Serão avaliados artigos inéditos de doutores e doutorandos.
 
Eixos Temáticos: 
• Direito Internacional Ambiental nas Relações Multilaterais, Regionais E/Ou Bilaterais.
• Contribuições do Direito Internacional Privado para o Direito Internacional Ambiental. 
• Contribuições do Direito Comparado para o Direito Internacional Ambiental
• Direito Internacional Ambiental e As Relações Internacionais
• Direito Internacional Ambiental e Comércio Internacional.
• Direito Internacional Ambiental e Arranjos Institucionais como os ODS e o  Global Biodiversity Framework. 
• Direito Internacional Ambiental e o Direito Do Mar.
• Direito Internacional Ambiental e os Direitos Humanos.
 
Coordenadores: Professor Dr. Leonardo Estrela Borges (IDP-DF/ Doutor em Direito - Université Paris I- Panthéon-Sorbonne), Professora Dra. Carina Costa de Oliveira (UNB, Doutora em Direito - Université de Paris 2 - Panthéon Assas), e o Doutorando Marcelo Ioris Koche Júnior (FADIR/UFGD, Doutorando em Direito pelo ITE-SP)
 
Prazo final para submissão: 01/09/2023
 
Link para o edital: https://drive.google.com/drive/folders/15XdWfcCI1IH-owzpkX5Nddnn7qf9wFvi?usp=sharing
 
Link da revista: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre

Dossiê Direitos Humanos, Educação e Pessoas com Deficiência

O dossiê almeja reunir contribuições inéditas que abordem, a partir de diferentes
perspectivas teórico-metodológicas, as relações entre Direitos Humanos, Educação e
Pessoas com Deficiência. Nessa direção, são apresentadas três linhas temáticas para
articulação do dossiê:
a) Pessoas com Deficiência, Inclusão e Direitos Humanos;
b) Educação em Direitos Humanos;
c) Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência e Meio Ambiente.
Espera-se congregar um conjunto de artigos, nos formatos de relato de pesquisa,
ensaio teórico ou revisão da literatura, que permita complexificar a compreensão dos
cenários, das situações, das problematizações e das potencialidades da tríade Direitos
Humanos, Educação e Pessoas com Deficiência.

Declaración de privacidad

Revista Videre é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. A Revista Videre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho para a Revista Videre, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.


Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.