Abjeção de mercado: uma análise acerca da discriminação algorítmica de pessoas trans

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v15i32.17130

Palavras-chave:

Sociedade de mercado, Discriminação algorítmica, Pessoas trans, Padrões de subjetivação

Resumo

Este trabalho, sob a metodologia jurídico-sociológica, analisa como o padrão atual de consumo é utilizado como um processo de subjetivação. Para isso, escolhe-se a exclusão da produção de dados de consumo em relação às pessoas trans como objeto de análise. Como marcos teóricos desta pesquisa são utilizados os conceitos de sociedade do espetáculo de Guy Debord, nichos de mercado de Joseph Turow, abjeção de Julia Kristeva e a ideia de algoritmos de destruição em massa de Cathy O’Neil. O trabalho se justifica pela existência de práticas de mercado que cada vez mais classificam e denotam categorias aos consumidores que são cuidadosamente realizadas pelas empresas plataformizadas. Existe uma personalização dos anúncios comerciais em relação ao padrão esperado de consumo. Tem-se na conclusão a confirmação da hipótese inaugural.

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Biografia do Autor

Rainer Bomfim, UFLA/REDE DOCTUM

 

Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com bolsa CAPES. Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação “Novos Direitos, Novos Sujeitos” da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bacharel em Direito pela UFOP. Professor de Direito e Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica na Rede Doctum – Unidade João Monlevade. Professor Substituto na Universidade Federal de Lavras-MG. Pesquisador do Grupo de Pesquisa RESSABER- UFOP e Retrabalhando o Direito – PUC/MG.

Gabriel Januzzi, PUC-MG

Mestre na Linha de Pesquisa Trabalho, Democracia e Efetividade na Pontifícia Universidade Católica (PUC- Minas). Pós-graduado em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- Minas). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- Minas). Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Direito do Trabalho RED - Retrabalhando o Direito, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Advogado

Maria Cecília MáximoTeodoro, PUC/MG

Pós-Doutora em Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade pela Universidade de Brasília – UnB; Pós-Doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de Castilla-La Mancha com bolsa de pesquisa CAPES; Doutora em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela USP; Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/MG; Graduada em Direito pela PUC/MG; Professora de Direito do Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Direito e da Graduação da PUC/MG.

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Publicado

2023-10-24

Como Citar

Bomfim, R., Januzzi, G., & Cecília MáximoTeodoro, M. (2023). Abjeção de mercado: uma análise acerca da discriminação algorítmica de pessoas trans. Revista Videre, 15(32), 285–303. https://doi.org/10.30612/videre.v15i32.17130

Edição

Seção

Artigos