Influência da inteligência artificial sobre os hábitos de consumo e a Agenda 2030

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v14i31.16984

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Consumo sustentável, Direitos humanos, Agenda 2030, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O desenvolvimento tecnológico nas últimas décadas tornou a inteligência artificial algo cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Com a aceleração das relações humanas, fruto da facilidade na difusão de informações e tecnologias de conectividade, a inteligência artificial também é usada para coletar dados das pessoas e influenciar suas escolhas, inclusive de consumo. Este fato torna essencial compreender qual a influência da inteligência artificial nos hábitos de consumo e, principalmente, qual a melhor forma de utilizar esta ferramenta para a concretização da Agenda 2030. Para realização da pesquisa, adota-se como metodologia a pesquisa dogmática na parte inicial do trabalho, a fim de identificar adequadamente os elementos necessários à compreensão do tema. Na parte final são aplicados elementos da pesquisa empírica, especialmente a partir de pesquisas do mercado consumidor e raciocínio dedutivo, a fim de prospectar formas de a inteligência artificial contribuir com o avanço transversal dos ODS da Agenda 2030.

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Biografia do Autor

Paulo Adaias Carvalho Afonso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); com Especialização em Direitos Humanos (Claretiano) e Direito Processual Civil (PUC-SP), e Graduação em Ciências Jurídicas (UCDB). Assessor de Desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e Professor convidado na Pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco.

Vanessa Siqueira Melo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestra em Direito (UFMS). Especialista em Direito Civil e Processo Civil (UniCathedral); Direito e Processo do Trabalho e Previdenciário (UniCathedral); Docência no Ensino Superior para EAD (UniCathedral). Graduada em Direito e em Informática (UFMT). Pesquisadora associada na Universidade Federal do Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA).

Luc Quoniam, Université du Sud-Toulon Var

Livre Docente em Ciências da Informação e da Comunicação na Université Aix Marseille III. Doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação na Université Aix Marseille III. Mestrado em Oceanologia na Université Aix Marseille II. Graduação em Océanologie na Université Aix Marseille III. Graduação em Química Analítica e Proteção do Meio Ambiente na Université Aix Marseille III. Professor visitante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2023-07-05

Como Citar

Afonso, P. A. C., Siqueira Melo, V., & Quoniam, L. (2023). Influência da inteligência artificial sobre os hábitos de consumo e a Agenda 2030. Revista Videre, 14(31), 257–273. https://doi.org/10.30612/videre.v14i31.16984

Edição

Seção

Consumo e sustentabilidade: caminhos para a concretização dos Direitos Humanos