"Educar" para territorializar e territorializar para "educar" na Amazônia paraense: estudo de caso sobre a disputa territorial e educação do campo em Moju (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.12950

Palavras-chave:

Educação do Campo, Territorialização, Campesinato, Amazônia.

Resumo

O presente artigo traz como abordagem principal a disputa territorial promovida através dos modelos de educação entre o campesinato e o agronegócio em Moju (PA). O conflito ocorre, sobretudo, pela apropriação, subordinação e destruição do território camponês por meio da educação implementada nas escolas do espaço agrário sob a perspectiva urbanocêntrica e do agronegócio que, por sua vez, não contemplam o desenvolvimento popular do campo. Desta forma, dialogamos com as abordagens teóricas e com autores que discorrem os referidos assuntos de Educação do Campo, Educação Rural e Território Camponês levando para a realidade da disputa territorial em curso no distrito Nova Vida. Abordamos também o significativo papel da escola desta comunidade rural dentro dessa dinâmica de territorialização e manutenção das relações territoriais da empresa. Tendo em vista que é importante introduzir uma educação que de fato represente e atenda o campesinato e as comunidades tradicionais desde e para os seus respectivos territórios, o artigo também contém as críticas no que se refere à imprescindibilidade de efetivação da Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herique Heber dos Santos Reis, Universidade Federal do Pará

HERIQUE HEBER DOS SANTOS REISAtua nas áreas da geografia agrária, educação do campo, movimentos sócioterritoriais  Professor concursado - SEMED/ANANINDEUA  Mestre em Geografia/UFPA  Doutorando em Geografia/UFPA  Especialista em Educação inclusiva do  campo/UFPA  Membro do grupo de Pesquisas Neadec/UFPA  Pesquisador da rede DATA LUTA. 

José Sobreiro Filho, Universidade Federal do Pará: Belem, PA, BR2016-09-22 to present | Professor Doutor (´Geoprocessamento)

Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) (2010), mestrado (2013) e doutorado (2016) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Durante o mestrado realizou sanduiche no Centro de Estudios Avanzados da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e durante o doutorado na School of Geography da University of Leeds. É pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Projetos de Reforma Agrária (NERA) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Agrárias sobre Espaço, Desenvolvimento e Conflitualidade (NEADEC). Foi diretor da AGB de Pres. Prudente por dois mandatos, conselheiro da Latin American Studies Association, secretário e prof. de curso no Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), membro da Association of American Geographers e Royal Geographical Society, parecerista de periódicos no Brasil e exterior, membro de conselhos editoriais e projetos de cooperação internacional. Foi professor visitante na School of Geography and Planning da Cardiff University (Reino Unido). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará ? UFPA, prof. permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA, prof. permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da UNESP, prof. da diplamatura em Estudos agrários na Universidade Nacional de Santiago del Estero (Argentina) e vice-coordenador da especialização em "Ensino em Geografia

Deisiane Souza, Universidade Federal doPará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, Brasil

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará

Referências

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

ANTONIO, C.A.; LUCINI, M. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad. CEDES, Campinas, v. 27, n. 72, p. 177-195, Ago, 2007.

BOGO, M. N. R. A. O agronegócio e a educação para as comunidades rurais na região extremo sul da Bahia: desafios a luta social. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, n. 2, p. 28-38, dez. 2016.

BRINGEL, F. O.; SACRAMENTO, Elias Diniz. História e Memória de um Município da Amazônia: a chegada do “Desenvolvimento” em Moju/PA (Década de 1980). Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. 1, p. 22, maio 2016.

CALDART, R. S.. Por uma educação do campo: Traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Org.). Educação do Campo: Identidades de Políticas Públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, Coleção: Por Uma Educação do Campo, nº 4, 2002.

CAMACHO, R. S.. Paradigmas em Disputa na Educação do Campo. Tese de Doutorado em Geografia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2013.

FERNANDES, B. M. . [et al.]; SANTOS, Clarice Aparecida (org.). Educação do Campo: campo – políticas públicas – educação. Brasília, DF: Coleção: Por uma Educação do Campo, nº 7, 2008.

FERNANDES, B. M., & Molina, M. C. O campo da Educação do Campo. In Molina, M. C., & S. Jesus, M. S. (Orgs.). Por Uma Educação do Campo: Contribuições para Construção de um Projeto de Educação do campo (pp.32-53). Brasília, DF: Ministério do Desenv, 2004.

A importância da articulação da identidade e pela educação do campo na construção da identidade e pela luta da educação do campo. Texto apresentado no I Encontro de formação dos Educadores do Campo do Nordeste Paraense, realizado em Bragança. Abril, 2005.

HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Schwarcz, 2001.

LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. SãoPaulo: Cortez, 1999.

LIBÂNEO, J. C.. Educação escolar: políticas, estrutura e organização / José Carlos Libâneo, J.F. de O., M. S. T. – 10. Ed. Ver. E ampl. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos / coordenação Selma Garrido Pimenta)

LIMA, S. L. M.; LIMA, J. M.. O avanço do capitalismo no campo e transformação do território: Análise a partir do Distrito Nova Vida, em Moju-PA. In: VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA E IX SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. Curitiba, 2017.

OLIVEIRA NETO, A. O território e sua relação com a Educação do Campo em comunidades rurais-ribeirinhas na Amazônia. Revista Maré. 1.13. Abril, 2015.

PALUDO, C. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático e popular. Porto Alegre: Tomo; Camp, 2001.

PPP – Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Major José Tenório – Biênio, 2018-2019.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Trad. Maria Cecília França (Título original: Pour une géographie du pouvoir. Paris: LITEC, 1980), São Paulo: Editora Ática, 1993.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas, 6ª ed., Campinas: Autores Associados, 2000.

SOCOCO S/A (Brasil). http://www.sococo.com.br/nossa-historia/ Nossa História. Disponível em: < >. Acesso em: 14 de maio. 2018

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Reis, H. H. dos S., Sobreiro Filho, J., & Souza, D. (2023). "Educar" para territorializar e territorializar para "educar" na Amazônia paraense: estudo de caso sobre a disputa territorial e educação do campo em Moju (PA). Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 3(1), 33–53. https://doi.org/10.30612/riet.v3i1.12950

Edição

Seção

DOSSIÊ - RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS