A formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como ação da Política Educacional: breve levantamento bibliográfico (2014-2016)

Autores

  • Eliane de Fátima Triches
  • Maria Alice de Miranda Aranda

Palavras-chave:

Mapeamento. Currículo. Gestão da Educação. Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo é resultado de um mapeamento realizado a partir da análise de produções científicas em torno da discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como uma ação da política educativa em processo de formulação. O objetivo é analisar os discursos de alguns organismos oficiais, bem como publicações em revistas científicas a fim de identificar o que dizem a respeito da temática. Para tanto, buscou-se pontuar como se caracteriza a construção do documento da BNCC nas vozes dos (das) autores (as). Conclui tecendo breves ponderações e argumentos na direção de compreender quais vozes foram ouvidas e quais foram silenciadas, como também interesses, espaços de resistência, efeitos e riscos apontados no material analisado. Foi possível depreender denúncias dos efeitos nefastos de uma ação política vertical e hegemônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

Triches, E. de F., & Aranda, M. A. de M. (2017). A formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como ação da Política Educacional: breve levantamento bibliográfico (2014-2016). Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 3(5), 81–98. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/6362

Edição

Seção

Artigos