Qualidade na produção e conservação dos alimentos nos assentamentos Lagoa Grande e Amparo, Itahum-MS: um breve relato
Palavras-chave:
Cerrado. Frutos nativos. Higiene. Manipulação de alimentos.Resumo
O extrativismo de plantas constitui garantia de subsistência e importante fonte de renda para diversas comunidades rurais no Brasil, melhorando a qualidade de vida e possibilitando a permanência na terra. Dada à importância dessa atividade econômica nas comunidades locais, projetos que tragam melhorias na qualidade de produção e conservação dos alimentos e possibilitem a comercialização segura nesses assentamentos, são de grande importância. Com este intuito, a presente atividade foi realizada junto aos familiares dos assentamentos Lagoa Grande e Amparo, localizados no distrito de Itahum, na região de Dourados-MS. Inicialmente, foi feita uma visita ao Cerrado e a população e, posteriormente, realizadas diversas palestras com o intuito de estimular o uso dos frutos do Cerrado. Durante as palestras, simulações foram feitas para melhorar o entendimento do que se estava sendo falado. Ao final foi distribuído um questionário para avaliação e acompanhamento da rendizagem. A equipe elaborou uma cartilha contendo as boas práticas na manipulação dos limentos, além de higiene pessoal. Essa cartilha foi distribuída no final da atividade de extensão. A cartilha funcionou como um canal de comunicação de fácil acesso, que possibilitou a informação lara, visando mudança de comportamento para que as informações sejam verdadeiramente apreendidas. Membros da comunidade que demonstraram interesse foram treinados para agirem como agentes multiplicadores das ideias junto à comunidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23/06/2017
Como Citar
Lemke, A. P., Meira, R. O., Ortolani, L. G., Pontes, T. C., Tsunada, M. S., Trovato, V. W., Bido, A. F., Peres, L. L. da S., Dutra, L. C. M., Carvalho, N. Z., Nasário, J. P. S., Sobreiro, A. I., Silva, C. A. M., & Mussury, R. M. (2017). Qualidade na produção e conservação dos alimentos nos assentamentos Lagoa Grande e Amparo, Itahum-MS: um breve relato. RealizAção, 3(5), 8–29. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/6343
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.