Contação de Histórias para além do contexto hospitalar: Liga da Humanização Projeto de Extensão bem-me quer- Capes-UFGD

Autores

  • Alessandra Domingos de Souza Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Cristina Gonçalves de Souza Escola Municipal Maria da Conceição Angélica (Dourados/MS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.5625

Palavras-chave:

Saúde Coletiva. Voluntariado. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente estudo surgiu no intuito de apontar que o lúdico não se refere apenas ao brincar, jogar, movimentar-se espontaneamente. O lúdico é essencial no desenvolvimento humano acrescentando ingredientes indispensáveis no relacionamento interpessoal, facilitando também a criatividade e estabelecendo relações, proporcionando a melhoria em casos clínicos. Para tanto abordaremos o relato de experiência proporcionado pelo núcleo de contação de histórias, buscaremos apresentar brevemente a importância da contação de histórias em contexto formal e não formal de ensino, para a melhoria da criança em seu aspecto integral. Sendo que o Projeto Bem-me-Quer, é um projeto de extensão criado em 2007 pelo CACES- Centro Acadêmico Camilo Ermelindo da Silva-Medicina-UFGD. E que tem como meta a humanização dos serviços de atendimento da saúde pública, o projeto é composto por voluntários divididos em três núcleos: Contadores de Histórias, Palhaços e músicos, que visitam por meio de escalas (e cada qual em seu núcleo de atuação), aos finais de semana o Hospital universitário, o Lar de crianças (Santa Rita), o Pronto Atendimento Médico de Dourados e o Lar do Idoso para interagir com os pacientes e funcionários das instituições. Concluímos que o Projeto Bem-me-Quer, possui uma prática pedagógica lúdica e perpassa a realidade infantil, do adulto e idoso, fazendo o mesmo transcender de momentos de dor, “levando-o” para um contexto de alegria, facilitando o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando para a boa saúde mental e física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Domingos de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – FAED/UFGD. Bolsista de Iniciação à Docência PIBID - UFGD - Subprojeto Pedagogia. Membro da Comissão própria de avaliação UFGD-2015/2017. Membro do Projeto Bem-me-quer-Capes/UFGD, núcleo da Contação de histórias. 


Cristina Gonçalves de Souza, Escola Municipal Maria da Conceição Angélica (Dourados/MS)

Professora na Escola Municipal Maria da Conceição Angélica. Graduada em Letras Inglês/ Português- UFGD. Pós-graduada em Psicopedagogia - Unigran Dourados/MS.

Referências

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Abril, 1995

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Legislação e propostas curriculares: há lugar para a imaginação. In: FRITZEN, Celdon; CABRAL, Gladir da Silva (Org.). Infância: imaginação e educação em debate. Campinas: Papirus, 2007. cap. 7, p. 121-139.

BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SUAIDEN, Emir Jose. O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, out./dez. 2011. Disponível em: Acesso em: 22 Set. 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394, de 20 de dezembro de1996. Disponível em: Acesso em: 5 Maio. 2016.

COELHO, Beth. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2001.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Biblioteca da educação. Série 1. Escola; v.16).

FRITZEN, Celdon. Cabral, Gladir da Silva (orgs.). Infância: Imaginação e Educação em Debate. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: UESP, 1996.

OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos (Org.), A Criança e seu desenvolvimento: Perspectivas para se Discutir a Educação Infantil, 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 1997.

PIAGET, Jean. A formação de símbolo na Criança: Imitação, jogo, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Cristiane Oiticia. Rio de Jnaeiro, Zahar, 1976.

POSTIC, Marcel. O imaginário na relação pedagógica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

PROJETO BEM-ME-QUER-UFGD. Núcleo de Contacão de Histórias. Promovendo Saúde através da Solidariedade – CACES 2015.

RADINO, Glória. Contos de fadas e realidade psíquica: a importância da fantasia no desenvolvimento. São Paulo: casa do Psicólogo, 2003.

RIBEIRO, Jonas. Ouvidos dourados: arte de ouvir histórias para depois contá-las. São Paulo: Ed. Ave Maria, 1999.

SUAIDEN, E. J. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 52-60, maio/ago. 2000. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2016.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler: formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

VYGOTSKY, Lev, Aprendizagem e desenvolvimento: um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1997.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Souza, A. D. de, & Souza, C. G. de. (2019). Contação de Histórias para além do contexto hospitalar: Liga da Humanização Projeto de Extensão bem-me quer- Capes-UFGD. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 6(11), 44–54. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.5625

Edição

Seção

Artigos