O uso da Meliponicultura como ferramenta de educação ambiental para educação infantil no interior do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17053Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Abelhas sem ferrão, CoariResumo
A Meliponicultura é a criação racional de abelhas-sem-ferrão (ASF), visando a comercialização de seus produtos e conservação do meio ambiente. O objetivo deste projeto foi realizar atividades de educação ambiental a partir do tema Meliponicultura, visando contribuir com o esclarecimento sobre desenvolvimento sustentável e preservação ambiental da Amazônia. O projeto foi realizado com 38 crianças do sexto ano de uma escola pública municipal na cidade de Coari, Amazonas, e contou com 5 etapas: 1) Exposição teórica; 2) Caminhada em uma trilha ecológica para visitar colmeias de ASF na natureza; 3) Visita a um Meliponário Didático para apresentação da organização social das abelhas; 4) Oficina lúdica sobre educação ambiental; 5) Avaliação das atividades. No encerramento da visita foi oferecido um lanche saudável para as crianças incluindo mel de ASF. Houve uma boa aceitação das atividades realizadas, em que a maioria das crianças declarou ter adorado o projeto. Houve momentos de interação e esclarecimento sobre a importância das ASF para o meio ambiente e para a preservação do ecossistema Amazônico. Quando perguntado se as crianças gostariam que houvesse mais atividades semelhantes a que foi desenvolvida na escola, 92% (n = 35) das crianças responderam que sim e 8% (n = 3) não responderam à questão. O projeto contribuiu para o esclarecimento sobre a importância da biodiversidade, da polinização e da conservação dos ecossistemas. A partir deste projeto espera-se que as crianças possam sensibiliza-se sobre a necessidade da preservação da Amazônia e se tornem agentes multiplicadores do desenvolvimento sustentável.
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