O uso da Meliponicultura como ferramenta de educação ambiental para educação infantil no interior do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17053

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Abelhas sem ferrão, Coari

Resumo

A Meliponicultura é a criação racional de abelhas-sem-ferrão (ASF), visando a comercialização de seus produtos e conservação do meio ambiente. O objetivo deste projeto foi realizar atividades de educação ambiental a partir do tema Meliponicultura, visando contribuir com o esclarecimento sobre desenvolvimento sustentável e preservação ambiental da Amazônia. O projeto foi realizado com 38 crianças do sexto ano de uma escola pública municipal na cidade de Coari, Amazonas, e contou com 5 etapas: 1) Exposição teórica; 2) Caminhada em uma trilha ecológica para visitar colmeias de ASF na natureza; 3) Visita a um Meliponário Didático para apresentação da organização social das abelhas; 4) Oficina lúdica sobre educação ambiental; 5) Avaliação das atividades. No encerramento da visita foi oferecido um lanche saudável para as crianças incluindo mel de ASF. Houve uma boa aceitação das atividades realizadas, em que a maioria das crianças declarou ter adorado o projeto. Houve momentos de interação e esclarecimento sobre a importância das ASF para o meio ambiente e para a preservação do ecossistema Amazônico. Quando perguntado se as crianças gostariam que houvesse mais atividades semelhantes a que foi desenvolvida na escola, 92% (n = 35) das crianças responderam que sim e 8% (n = 3) não responderam à questão. O projeto contribuiu para o esclarecimento sobre a importância da biodiversidade, da polinização e da conservação dos ecossistemas. A partir deste projeto espera-se que as crianças possam sensibiliza-se sobre a necessidade da preservação da Amazônia e se tornem agentes multiplicadores do desenvolvimento sustentável. 

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Biografia do Autor

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, UFAM

Doutorado em Programa de pós graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil(2015). Professor Adjunto CII da Universidade Federal do Amazonas , Brasil

Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi, IFAM

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (2009/2012), Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Norte (2006), Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Amazonas (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, atuando em pesquisas, ensino e extensão com temáticas voltadas para Educação Tecnológica, Elaboração de Projetos e Metodologia Cientifica com ênfase no setor primário, meio ambiente e sustentabilidade.

Kemilla Sarmento Rebelo , UFAM

É doutora em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas, tendo realizado estágio de doutoramento na Universidade de Copenhague (Dinamarca), mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas e bacharel em Nutrição. É professora Adjunta (classe C, nível 3) do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, no curso de Nutrição. 

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Yamaguchi, K. K. de L., Yamaguchi, H. K. de L., & Rebelo , K. S. (2023). O uso da Meliponicultura como ferramenta de educação ambiental para educação infantil no interior do Amazonas. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 10(19), 175–187. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17053

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Artigos