Meliponário didático pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16118

Palavras-chave:

Alunos, Abelhas "sem ferrão", Conservação , Extensão

Resumo

Atualmente diversos estudos tem relatado o declínio dos inúmeros polinizadores, principalmente o das abelhas, que são responsáveis pela polinização de aproximadamente 85% das espécies florais existentes no meio ambiente. Dessa forma, objetivou-se com o projeto do Meliponário da UNIMONTES, com intuito de subsidiar a disciplina optativa do curso de Zootecnia – “Criação de Meliponíneos”, complementar as práticas da disciplina de Apicultura e como trabalho de Educação Ambiental para alunos do ensino médio e fundamental. O projeto foi desenvolvido na Universidade Estadual de Montes Claros em 2015, tomando forma com o decorrer dos anos, atualmente o mesmo conta com 15 (quinze) caixas, sendo que destas, 15 (quinze) espécies de Jatais, 3 (três) Irais e 2 (duas) Tubunas, e um hotel para abelhas solitárias e várias cavidades ocas (troncos e bambus furados) para a nidificação de espécies solitárias. Os visitantes e alunos ao visitarem o local, conseguem identificar e comparar espécies comuns da região, além de terem informações sobre os benefícios que as mesmas desempenham no ecossistema e informações sobre os seus hábitos de nidificação. No entanto, atividades ainda estão sendo realizadas para a melhoria e desenvolvimento do meliponário, tendo como objetivo deixar o ambiente mais arborizado, ficando o mais próximo dos locais nidificados pelas abelhas e confortável para os visitantes.

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Publicado

2022-07-30

Como Citar

Silva, A. F., Ribeiro , A. de M. F., Matrangolo , C. A. R., Rocha, R. O., Maranhão, C. M. de A., & Fogaça, C. A. (2022). Meliponário didático pedagógico. RealizAção, 9(17), 93–102. https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16118

Edição

Seção

Artigos