Métodos empíricos de estimativa da evapotranspiração de referência para Codó, Maranhão, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17275

Palavras-chave:

Agrometeorologia. Penman-Monteith. Recursos Hídricos.

Resumo

A evapotranspiração de referência (ETo) é um parâmetro importante para o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos. O objetivo deste estudo foi comparar os métodos de estimativa da evapotranspiração de referência propostos por Hargreaves-Samani, Blaney-Criddle e Priestley-Taylor em relação ao método padrão de Penman-Monteith para o município de Codó, Maranhão, Brasil. Os dados meteorológicos utilizados para a estimativa da ETo foram obtidos na Estação Meteorológica Automática, instalada no Campo Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), localizada no município de Codó, MA. O período de coleta de dados foi de 2009 a 2013. Foram quantificados valores diários de temperatura do ar máxima (Tmáx), média (Tméd) e mínima (Tmín), umidade relativa do ar máxima (URmáx), média (URméd) e mínima (URmín), direção do vento (Dv), radiação solar global (Rs), saldo de radiação (Rn), precipitação (P) e velocidade do vento (V/v). Para a análise do desempenho dos métodos foram considerados os coeficientes de correlação (R), de determinação (R²) e o índice de Willmott (c). Durante todo o ano, a estimativa da ETo pelo método HS superestimou a ETo obtidas por PM, BC e PT. O mesmo ocorreu com PT em relação a PM, mas com uma menor magnitude. Independente da estação do ano, o método de BC foi o que apresentou melhor desempenho de dados em relação ao método padrão PM-56 e o de HS não apresentou boa concordância para a ETo nas condições climáticas de Codó, MA, para as estações do verão e outono.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó

Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Uruçuí (IFPI). Doutorando e Mestre em Ciências Agrárias - Agronomia com área de concentração em Produção Vegetal Sustentável no Cerrado e a Linha de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis em Sistemas de Produção e Uso do Solo e Água (Conceito 5 pela CAPES) e Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano). Especialista em Saneamento e Saúde Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Engenheiro Agrônomo com Registro Nacional nº 1121118313 e Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Integrante do Grupo de Pesquisa em Agricultura Irrigada em áreas de Cerrado do IF Goiano. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Ciência do Solo, Fitotecnia, Ciência dos Alimentos, além de Ciências Ambientais e Ciências da Educação.

Wady Lima Castro Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó

Doutor em Engenharia Agronômica com Área de Concentração em Recursos Hídricos e Ambientais e Linha de Pesquisa em Gestão da Água na Agricultura Irrigada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Agronegocios na Área de Concentração de Gestão, Coordenação e Competitividade de Sistemas Agroindustriais e Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Ações em Recursos Sustentáveis ​​Agro-Ambientais (GARSA) e Pesquisador dos Grupos de Pesquisa e Extensão em Solos e Gestão de Águas (GPEMSA), Rural, Desenvolvimento Ambiental e Social (GDAS) e Alimentação, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH). Atualmente é Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica e Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Conselheiro Regional Titular da Modalidade Agronomia, como representante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Maranhão (CREA-MA). Vice-Coordenador da Câmara de Agronomia do CREA-MA. Membro Titular da Comissão de Educação e Atribuição Profissional e Suplente das Comissões de Ética Profissional e de Orçamento. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Engenharia de Água e Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidráulica Agrícola, Meteorologia Agrícola, Gerenciamento de Irrigação e Economia Rural.

Denise Arrais Cipriano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó

Graduada em Bacharelado em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Câmpus Codó (IFMA). Técnica em Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Experiência na área de Agronomia e Segurança do Trabalho. Interesses voltados para área das Ciências Agrícolas com ênfase em Agricultura Familiar, Conservação e Uso Consciente dos Recursos Naturais, Irrigação e Drenagem, Segurança Alimentar e Geotecnologias. 

Erika de Kássia Pereira Cantanhede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó

Mestranda em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). MBA em Petróleo e Gás pela Excellence Escola de Negócios - São Luís (FAENE). Graduada em Bacharelado em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Tem experiência na área de Química Industrial, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Mineração, Engenharia de Materiais, Petróleo e Gás e Análises Microbiológicas de Alimentos. Atualmente é Servidora Pública Federal ocupando o Cargo de Técnica em Agroindústria no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA).

Referências

ALLEN, R. G. REF-ET: Reference evapotranspiration calculation software for FAO and ASCE standardized equations. Moscow: Ed. University of Idaho, 76, 2000.

ALLEN, R.G.; PEREIRA, L.S.; RAES, D.; SMITH, M. 1998. Crop evapotranspiration: guidelines for computing crop requirements. Irrigation and Drainage Paper, 56. Rome: FAO, 328 p.

ANDRADE JÚNIOR, A.S.; BASTOS, E.A.; SENTELHAS, P.C.; GAMA DA SILVA, A. 2003. Métodos de estimativa da evapotranspiração de referência diária para Parnaíba e Teresina, Piauí. Revista Brasileira de Agrometeorologia, v. 11, p. 63-68, 2003.

BERNARDO, S.; MANTOVANI, E.C.; SILVA, D.D.; SOARES, A. A. Manual de irrigação. 9ª ed. Viçosa: Editora Universitária da UFV, 2019, v. 1, 545 p.

BLANEY, H.F.; CRIDDLE, W.O. Determining water requirements in irrigated areas from climatological and irrigation data. Washington: Ed. USDA Soil Conservation Service, 1950, 48 p.

CAMARGO, A. P.; SENTELHAS, P.C. Avaliação do desempenho de diferentes métodos de estimativa da evapotranspiração potencial no Estado de São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Agrometeorologia, v. 5, n. 1, p. 89-97, 1997.

CASTRO JÚNIOR, Wady Lima. Análise técnico-econômica de tecnologias de manejo da irrigação na produção de feijão-caupi na região dos cocais - MA. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-Mg, 2012, 95 p.

COSTA, J. A.; RODRIGUES, G. P.; SILVA, N.D.; LOPES SOBRINHO, O. P.; COSTA, L. D. A. Avaliação de métodos de estimativa da evapotranspiração de referência para Alagoas. Revista Agrometeoros. V. 25, p. 185-191, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.31062/agrom.v25i1.26277.

CORREIA FILHO, F. L. Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea, estado do Maranhão: relatório diagnóstico do município de Codó. Teresina: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2011. 31 p.

FALAMARZI, Y.; PALIZDAN, N.; HUANG, Y.F.; LEE, T.S. Estimating evapotranspiration from temperature and wind speed data using artificial and wavelet neural networks (WNNs). Elsevier - Agricultural Water Management. v. 140, p. 26-36, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.agwat.2014.03.014.

FAO – FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. World Reference Base for Soil Resources 2014: International Soil Classification System for Naming Soils and Creating Legends for Soil Maps. FAO: Rome, Italy, 2015; 192p.

HARGREAVES, G.H. & SAMANI, Z.A. Reference crop evapotranspiration from temperature. Journal of Applied Engineering in Agriculture, v. 1, p. 96–99, 1985.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sistema de projeção UTM. Meridiano: Greenwich. Datum: SIRGAS, 2017.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Codó. 2023. Disponível em: https://pt.db-city.com/Brasil--Maranh%C3%A3o--Cod%C3%B3. Acesso em: 02 jan. 2023.

JENSEN, M.E.; BURMAN, R.D. & ALLEN, R.G. Evapotranspiration and Irrigation Water Requirements. American Society of Civil Engineers Manual and Reports on Engineering Practice, n. 70, New York, 1990, 360p.

KOTTEK, M.; GRIESER, J.; BECK, C.; RUDOLF, B.; RUBEL, F. World Map of the Köppen-Geiger climate classification updated. Journal of Meteorologische Zeitschrift, v. 15, p. 259-263, 2006.

LACERDA, Z. C.; TURCO, J. E. P. Estimation methods of reference evapotranspiration (ETo) for Uberlândia – MG. Journal of the Brazilian Association of Agricultural Engeneering, v. 35, p. 27-38, 2015. Doi:http://dx.doi.org/10.1590/ 1809-4430.

LEÃO, R.A.O.; SOARES, A.A.; TEIXEIRA, A.S.; SILVA, D.D. Estimation of evaporation in the Banabuiú dam, in the state of Ceará, Brazil, by different combined methods, derived from the Penman equation. Journal of the Brazilian Association of Agricultural Engeneering v. 33, p. 129-144, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162013000100014.

LEE, T.M.; NAJIM, M.M.M.; AMINUL, M.H. Estimating evapotranspiration of irrigated at the west coast of the Peninsular of Malaysia. Journal of Applied Irrigation Science, v. 39, n. 1, p. 103-117, 2004.

LONG, H.; SHUAI, X.; LEI, Q.; ZHANG, R. Spatiotemporal distribution of calibration coefficients of Hargreaves equation for estimating potential evapotranspiration in Mainland China. Journal of Irrigation and Drainage Engineering, v. 139, n. 4, p. 293-299, 2013. DOI: https://doi.org/10.1061/(ASCE)IR.1943- 4774.0000534.

LOPES SOBRINHO, O. P.; CASTRO JUNIOR, W. L.; SANTOS, L. N. S.; SILVA, G. S.; TAVARES, G. G.; PEREIRA, A. I. S. Empirical methods for reference evapotranspiration estimation. Journal Scientia Agraria Paranaensis, v. 19, n. 3, p. 203-210, 2020. ISSN: 1983-1471.

LUCENA, F.A.P.; SILVA, E.M.; RIBEIRO, A.A.; SIMEÃO, M.; LUCENA, J.P.P. 2016. Comparação entre métodos de estimativa da evapotranspiração de referência no município de Bom Jesus, PI. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, v. 10, p. 663-675, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.7127/RBAI.V10N300404.

MANCOSU, N.; SNYDER, R.L.; SPANO, D. Procedures to develop a standardized reference evapotranspiration zone map. Journal of Irrigation and Drainage Engineering, v. 140, n. 9, p. 1-11, 2014. DOI:https://doi.org/10.1061/(ASCE)IR.1943-4774.0000697.

MENDOZA, C.J.; MENEZES, R.H.; DIAS, A.S. Estimativa da evapotranspiração de referência por diferentes métodos para o município de São Luís – MA. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, v. 10, n. 30, p. 621-630, 2016. DOI: 10.7127/RBAI.V10N300379.

MOURA, A.R.C.; MONTENEGRO, S.M.G.L.; ANTONINO, A.C.D.; AZEVEDO, J.R.G.; SILVA, B.B. & OLIVEIRA, L.M.M. Evapotranspiração de referência baseada em métodos empíricos em bacia experimental no Estado de Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira Meteorologia, v. 28, p. 181-191, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862013000200007.

MORAIS, L.F.; CAVALCANTE, A.C.R.; FURTADO, R.N.; GORAYEB, A.; AQUINO, D. do N.; NOGUEIRA, F.H.M.; CÂNDIDO, M.J.D. Spatial and Temporal analysis (2008-2017) of droughts and their effects on livestock in the Brazilian semi-arid region. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 95, p. e20220890, 2023.

PASSOS, V.L.M.; RAPOSO, B.A.; MENDES, J.T. Evapotranspiração de referência por diferentes métodos para o município de Chapadinha, MA. Revista Agropecuária Científica no Semi-Árido, v. 10, p. 59-66, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.30969/acsa.v13i2.868.

PEREIRA, L.S.; PAREDES, P.; JOVANOVIC, N. Soil water balance models for determining crop water and irrigation requirements and irrigation scheduling focusing on the FAO-56 method and the dual Kc approach. Journal of Agricultural Water Management, v. 241, p. 106357, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.agwat.2020.106357.

PRIESTLEY, C.H.B.; TAYLOR, R.J. On the assessment of surface heat flux and evaporation using large-scale parameters. Monthly Weather Review, v. 100, n. 2, p. 81-92, 1972.

RIBEIRO, A.A.; SIMEÃO, M.; SANTOS, A.R.B. Comparação de métodos de estimativa da evapotranspiração de referência no período chuvoso e seco em Piripiri (PI). Revista Agrogeoambiental, v. 8, p. 89-100, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v8n32016862.

SANTOS, H.G. DOS.; JACOMINE, P.K.T.; ANJOS, L.H.C. DOS.; OLIVEIRA, V.A. DE.; LUMBRERAS, J.F.; COELHO, M.R.; ALMEIDA, J.A. DE.; ARAUJO FILHO, J.C.DE.; OLIVEIRA, J.B.DE. & CUNHA, T.J.F. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, 5. ed. rev. e ampl. Brasília - DF: Embrapa, 2018.

SANTANA, J.S.; LIMA, E.F.; SILVA, W.A.; FERNANDES, M.C.; RIBEIRO, M.I.D. Equações de estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) para a região de Balsas-MA. Enciclopédia Biosfera, v. 15, p. 1-14, 2018.

SOIL SURVEY STAFF. Keys to Soil Taxonomy. 12. ed. Washington, DC: USDA - Natural Resources Conservation Service, 2014. 372 p.

SHIRI, J.; NAZEMIA, A.H.; SADRADDINIA, A.A.; LANDERASB, G.; KISI, O.; FARDA, A.F.; MARTI, P. Comparison of heuristic and empirical approaches for estimating reference evapotranspiration from limited inputs in Iran. Journal Computers and Electronics in Agriculture, v. 108, p. 230-241, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compag.2014.08.007.

SILVA, T.J.A.; MONTENEGRO, A.A.A.; RODRIGUES, J.J.V.; BONFIM, E.M.S. Aplicação de lisímetro de pesagem hidráulica na determinação da evapotranspiração de referência, em Petrolina, PE. Engenharia Agrícola, v. 23, p. 511-520, 2003.

SILVA, F.A.S.; AZEVEDO, C. A. V. The Assistat Software Version 7.7 and its use in the analysis of experimental data. African Journal of Agricultural Research, v. 11, p. 3733-3740, 2016. DOI: https://doi.org/10.5897/AJAR2016.11522.

SYSTAT SOFTWARE INC. SigmaPlot versão 12.5. San Jose, California, USA. Retrieved on Mar. 6, 2020. Disponível em: http://www.systatsoftware.com, 2013.

TAGLIAFERRE, C.; JESUS, S.R.A.; ROCHA, A.F.; COSTA, S.L.; SANTOS, S.C. Estudo comparativo de diferentes metodologias para determinação da evapotranspiração de referência em Eunápolis, BA. Revista Caatinga, v. 23, n. 1, p. 103-111, 2010.

WILLMOTT, C. J. On the validation of model. Journal of Physical Geography, v. 2, n.2, p. 184-194, 1981. DOI: https://doi.org/10.1080/02723646.1981.10642213.

WANNIARACHCHI, S.; SARUKKALIGE, R. A review on evapotranspiration estimation in agricultural water management: past, present, and future. Journal of Hydrology, v. 9, n. 7, p. 123, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/hydrology9070123.

Downloads

Publicado

25-02-2024

Como Citar

Lopes Sobrinho, O. P., Lima Castro Júnior, W., Arrais Cipriano, D., & de Kássia Pereira Cantanhede, E. (2024). Métodos empíricos de estimativa da evapotranspiração de referência para Codó, Maranhão, Brasil. Revista Brasileira De Climatologia, 34(20), 265–287. https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17275

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.