Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; Calibri; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os autores elaboraram o artigo utilizando o Template disponibilizado na plataforma, em que constam as normas da RBClima.

  • Os autores estão cientes que o artigo passará por uma primeira fase de avaliação, caso não atinja as normas básicas contidas no Template, será enviado novamente aos autores para adequação.
  • Os autores estão cientes de que o envio de artigos em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) devem vir acompanhados de declaração que comprove que o texto foi devidamente revisado por um profissional e/ou deve ser indicado quais os autor(es) do manuscrito que tenha(m) domínio pleno da língua e foi(ram) o(s) responsável(is) pela tradução.
  • Os autores estão cientes de que artigos em língua estrangeira devem vir acompanhados de uma cópia em português no momento da submissão, a medida visa tornar a revista bilíngue e ampliar o seu acesso.

Diretrizes para Autores

REVISTA BRASILEIRA DE CLIMATOLOGIA

Template

https://docs.google.com/document/d/1T-3QGLurFQy_GhDoQih_r-SEYt0NuPUN/edit?usp=sharing&ouid=100609816677551607101&rtpof=true&sd=true

 

TÍTULO NO IDIOMA DO DOCUMENTO: O TEXTO DEVE ESTAR EM  CALIBRI, TAMANHO 18, MAIÚSCULA

 

Título em um segundo idioma: o texto deve estar em Calibri, tamanho 18, somente a primeira letra maiúscula

 

Título em um terceiro idioma: o texto deve estar em Calibri, tamanho 18, somente a primeira letra maiúscula

 

Resumo: Calibri, tamanho 11 (até 250 palavras). Espaço Simples; Espaço antes e depois do parágrafo: 2cm; (limite de 250 palavras)O resumo deve apresentar de forma sucinta as principais ideias desenvolvidas no artigo, como a introdução ao tema, objetivo e resultados obtidos. O primeiro resumo deve ser no idioma do documento, ou seja, se o artigo for redigido em inglês, deve vir primeiro o Abstract.

 

Palavras-chave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. As palavras-chave devem ser separadas e finalizadas por ponto. As primeiras palavras-chave devem ser no idioma do documento, ou seja, se o artigo for redigido em inglês, deve vir primeiro as Keywords. Tamanho 11; Espaço Simples; Espaço antes e depois do parágrafo: 2pt; (de 3 a 5 palavras-chave – palavras diferentes daquelas colocadas no título)

 

Abstract: Calibri, tamanho 11 (até 250 palavras). Espaço Simples; Espaço antes e depois do parágrafo: 2cm; (limite de 250 palavras). O abstract deve apresentar de forma sucinta as principais ideias desenvolvidas no artigo, como a introdução ao tema, objetivo e resultados obtidos. Não é recomendado o uso de tradutores automáticos.

Keywords: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. As “Palavras-chave:” devem ser separadas e finalizadas por ponto.

 

Resumen: Calibri, tamanho 11 (até 250 palavras). Espaço Simples; Espaço antes e depois do parágrafo: 2cm; (limite de 250 palavras). O abstract deve apresentar de forma sucinta as principais ideias desenvolvidas no artigo, como a introdução ao tema, objetivo e resultados obtidos. Não é recomendado o uso de tradutores automáticos.

 

Palabras clave: Palavra 1. Palavra 2. Palavra 3. As palavras-chave devem ser separadas e finalizadas por ponto. As primeiras palavras-chave devem ser no idioma do documento, ou seja, se o artigo for redigido em inglês, deve vir primeiro as Keywords. Tamanho 11; Espaço Simples; Espaço antes e depois do parágrafo: 2pt; (de 3 a 5 palavras-chave – palavras diferentes daquelas colocadas no título)

 

  1. INTRODUÇÃO

CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA DO TEXTO:

- FORMATO: A4 (21cm x 29,7cm)

- MARGENS: 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita;

-Para artigos: Mínimo de 12 (doze) e máximo de 25 (vinte) páginas.

-Para Notas de Pesquisa: Máximo de 7 (cinco) páginas.

-Para Resenha: Máximo de 5 (três) páginas: lembrando que para Resenha não é necessária a Capa e Contracapa, o texto inicia-se pelas normas contidas desta página em diante.

CORPO DO TEXTO: Tamanho 12; Espaço antes e depois do parágrafo: 2 pt; Entrelinhas: 1,5 linha. (O corpo do texto deve estar em Calibri, tamanho 12). Parte inicial do artigo na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.

TÍTULOS DE TABELAS/QUADROS/FIGURAS: Tamanho 12; Espaço acima do parágrafo: 2 pt; Espaço abaixo do parágrafo: 2 pt; espaçamento simples.

Ilustrações - Qualquer que seja o tipo de ilustração, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.

 

CABEÇALHO DAS TABELAS/QUADROS: Tamanho 11; Negrito; Espaço antes e depois do parágrafo: 2 pt; espaçamento simples.

CONTEÚDO DAS TABELAS/QUADROS: Tamanho 11; Espaço antes e depois do parágrafo: 2 pt; espaçamento simples.

 

  1. METODOLOGIA

CAPÍTULOS: Tamanho 16; Espaço antes e depois do parágrafo: 2 pt; CAIXA ALTA;

 

2.1. Procedimentos Metodológicos

SUB-CAPÍTULOS: Tamanho 16; Espaço antes e depois do parágrafo: 2 pt; Primeira letra maiúscula;

 

  1. DESENVOLVIMENTO

(O corpo do texto deve estar em Calibri, tamanho 12). Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções.

 

CITAÇÕES DIRETAS LONGAS - (As citações longas devem estar em Calibri, com recuo de 4 cm entre o parágrafo e a margem esquerda, sem aspas, com espaçamento simples entre linhas e tamanho 10). Em todas as citações desse tipo, deve-se seguir a norma da ABNT NBR 10520 atualizada. É importante mencionar o sobrenome do(s) autor(es), o ano de publicação do item que está sendo mencionado e a página de onde o trecho foi retirado. Exemplo: (BOSI, 1992, p. 309). Espaço antes e depois do parágrafo: 10 pt; Entrelinhas: simples;

 

Tabelas - As Tabelas devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possí-vel do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor).

Equações e fórmulas - Para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior, que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Exemplo:

 

  • x2+ y2=z2

 

Recomenda-se que as equações sejam inseridas como Figura, para evitar desconfiguração.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Parte final do artigo, na qual se apresentam as considerações correspondentes  aos objetivos e/ou hipóteses.

 

AGRADECIMENTOS

Item não obrigatório a ser incluído antes das referências. Ressalta-se, quando houver agradecimento, que esta seção deve ser preenchida em sua totalidade após a avaliação por pares cega, para que não haja menção aos nomes dos autores, universidades, instituições e agências de fomento.

 

REFERÊNCIAS

REFERÊNCIAS: Tamanho 12; Justificado; Espaço antes e depois do parágrafo: 10 pt; Entrelinhas: simples; Seguir normas da ABNT: https://drive.google.com/file/d/1S83pjJ65QxafL-JUUdxlz4BAjZDlnb1z/view?usp=sharing

SILVA, C. A. da. O novo normal, a desconstrução, a regra vigente. Entre-Lugar, Dourados, v. 11, n. 22, p. 8-12, 2020.

ZAVATTINI. J. A. As chuvas e as massas de ar no estado de Mato Grosso do Sul: estudo geográfico com vista à regionalização climática. São Paulo: Editora UNESP, 2009. 212p.

(As referências devem estar em Calibri, tamanho 12, espaçamento simples). A lista de referências deve organizada em ordem alfabética, alinhada à esquerda, separação de um espaço entre as referências e deve seguir o padrão ABNT, estabelecido na NBR 6023 atualizada. Exemplos:

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 fev. 2021.

LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MACULAN, Andressa Keli; BRUNING, Simone Marcon; NUNES, Amanda Letícia Pit. Crescimento e rendimento da cultura do trigo com aplicações de boro. Agrarian, Dourados, v. 13, n. 50, p. 460-466, 2020.

MENDONÇA, Lenny; SUTTON, Robert. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistado: Mitchekk Baker. HSM Management, São Paulo, v. 5, n. 70, p. 102-106, set./out., 2008.

RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES E COMPLEMENTARES

  • O artigo passará inicialmente por uma primeira fase de avaliação, caso não atinja as normas básicas contidas no presente “Template”, disponibilizado na plataforma, será REJEITADO, e, após as adequações necessárias uma nova submissão deverá ser realizada pelos autores.
  • Primeiras diretrizes de avaliação (autores devem ter atenção aos seguintes itens): 1) Atendimento completo ao Template; 2) Não devem constar os nomes dos autores, nem mesmo nas figuras, quadros e correlatos em hipótese alguma; 3) Obrigatoriedade das Notas de Autor; Ao identificar qualquer uma dessas informações, o artigo imediatamente será
  • Artigos em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) devem vir acompanhados de declaração que comprove que o texto foi devidamente revisado por um profissional e/ou deve ser indicado quais os autor(es) do manuscrito que tenha(m) domínio pleno da língua e foi(ram) o(s) responsável(is) pela tradução. O artigo deve vir acompanhado de uma cópia em português no momento da submissão, a medida visa tornar a revista bilíngue e ampliar o seu acesso.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso parte do manuscrito tenha sido publicado em anais de eventos, torna-se obrigatório que seja explicitado em nota de rodapé e o trabalho deve ser citado nas referências.
  • Antes de serem revisados, os artigos submetidos à Revista Brasileira de Climatologia são verificados pelo software CopySpider para identificação de plágio. Cabe aos autores garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem textos de outros autores, estes devem ser devidamente citados e referenciados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Mediante a detecção de tais situações os autores serão questionados podendo ter suas submissões arquivadas. Qualquer identificação de plágio ocasionará o arquivamento da submissão e/ou a retirada do artigo na RBClima.
  • É necessária a anexação, como DOCUMENTO SUPLEMENTAR 1, de uma declaração de autores (NOTAS DE AUTOR), em que é especificado a contribuição da cada um os autores, bem como a sugestão de potenciais avaliadores para o trabalho. Link de acesso: https://drive.google.com/file/d/14QfAl2yR5IkeG5xm6fye_MtyFcYnh0ly/view?usp=sharing
  • Sugere-se que, no mínimo um dos autores, seja sócio da ABClima e que esteja adimplente com a anuidade da associação. A comprovação do pagamento da anuidade deve constar em DOCUMENTO SUPLEMENTAR 2.

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