Evapotranspiração de referência sazonal simplificada para o Oeste Baiano (BA) e Região de Piracicaba (SP), Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.17222

Palavras-chave:

Estação meteorológica simplificada, Penman-Monteith, Hargreaves-Samani, Dados faltantes, Estimativa de baixo custo

Resumo

O método Penman-Monteith é utilizado mundialmente para a estimativa da evapotranspiração de referência, sem que se tenha necessidade de calibrações locais, devido ao seu embasamento físico. No entanto, o método exige a utilização de uma estação meteorológica completa, devido à quantidade de variáveis necessárias, tornando, assim, a estimativa onerosa e inviabilizando seu uso em pequenos e médios empreendimentos. Objetivou-se com este estudo comparar a estimativa da evapotranspiração de referência pelo método Penman-Monteith com dados faltantes e Hargreaves-Samani com o método Penman-Monteith completo, em escalas anual e sazonal, para os municípios de Luís Eduardo Magalhães-BA e Piracicaba-SP. A comparação se baseou nos parâmetros da regressão linear, coeficiente de determinação, índice de concordância de Willmott, coeficiente de correlação, coeficiente de confiança e raiz quadrada do erro médio. A melhor alternativa ao método padrão, em Luís Eduardo Magalhães, foi o método com dados faltantes de radiação solar e umidade relativa, apresentando valores de R² acima de 0,75 em todas as escalas de observação, enquanto para Piracicaba, todos os métodos utilizados apresentaram um desempenho classificado como bom, muito bom ou excelente.  Para os dois municípios, nota-se que a escala anual é suficiente para estimar a evapotranspiração de referência, descartando a necessidade de análise sazonal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Haddad Souza Vieira, Instituto Federal do Espírito Santo, campus Santa Teresa

Possui graduação em Agronomia (1999), Mestrado (2002) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Realizou Pós-doutorado (Visiting Scholar) na University of Florida/IFAS-IRREC (2019-2020). Foi professor (2003-2007) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária - MG, coordenador do Curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem (2006-2007) e Coordenador Geral de Produção e Pesquisa (2006-2007). Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus de Santa Teresa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, manejo, uniformidade, eficiência do uso da água, déficit hídrico, agrometeorologia, café, olerícolas, gotejamento, qualidade da água e entupimento, agroecologia.

Rudson Tonoli Felisberto, Instituto Federal do Espírito Santo, campus Santa Teresa

Técnico em Agropecuária formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo (IFES) campus de Alegre com conclusão no ano de 2012. Atualmente graduando em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo (IFES) campus Santa Teresa. Ex-membro da Empresa Júnior de Agronomia do IFES Santa Teresa (AGRIFES), onde atuava com consultoria agrícola a produtores rurais do entorno do campus. Membro do Grupos de Pesquisa em Ruminantes e Pastagens (RUMINANTIA) e do Grupo de Pesquisa em Irrigação do IFES (IRRIFES), desenvolvendo trabalhos nas áreas de Forragicultura/Pastagens e Engenharia Agrícola, respectivamente.

Rodrigo Junior Nandorf, Instituto Federal do Espírito Santo, campus Santa Teresa

Graduando em Agronomia pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa. Atuou durante os anos de 2016 a 2020 como membro efetivo na Empresa Junior de Agronomia - Agrifes Jr. nos cargos de assessor de projetos sociais, coordenador de vendas, diretor comercial, consultor técnico, comissário eleitoral e conselheiro fiscal. É integrante do Grupo de Pesquisa em Manejo Ambiental (GPMA) desde o ano de 2018. Atualmente trabalha na área de aproveitamento de resíduos agrícolas e tratamento de águas residuárias.

Paola Alfonsa Vieira Lo Monaco, Instituto Federal do Espírito Santo, campus Santa Teresa

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Mestrado em Engenharia Agrícola, na área de tratamento e aproveitamento de resíduos agroindustriais pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e Doutorado em Engenharia Agrícola, na área de recursos hídricos e ambientais pela Universidade Federal de Viçosa (2005). É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus de Santa Teresa e atua no Programa de Pós-graduação em Especialização em Gestão Ambiental (Lato Sensu) e no Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Agroecologia (Strictu Sensu) do Ifes Campus Alegre. É Integrante do grupo de pesquisa em qualidade ambiental (GPQA) no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Manejo Ambiental (GPMA) do Ifes Campus Santa Teresa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento e aproveitamento de águas residuárias, tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos, qualidade de água e manejo e conservação de bacias hidrográficas. Foi Bolsista Pesquisadora Capixaba - FAPES de 2016 a julho de 2019. Foi Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes, de dezembro de 2017 à novembro de 2019. Atualmente, é bolsista Pesquisadora Capixaba desde julho de 2022.

Alberto Chambela Neto, Instituto Federal do Espírito Santo, campus Santa Teresa

Docente do quadro efetivo do Ifes Campus Santa Teresa desde 2011, este professor cursou Zootecnia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tendo concluído o curso em 2004. Durante a graduação, foi estagiário no Departamento de Produção Animal, nos setores de equinocultura e bovinocultura e no Departamento de Nutrição Animal e Pastagem. Concluiu o Mestrado em Produção Animal no ano 2007 e o Doutorado em Ciência Animal em 2011, ambos realizados na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), desenvolvendo estudos na área de Nutrição e Produção de Gado Leiteiro, com ênfase em forragicultura e pastagens. Visando complementar a formação na área, de modo a ampliar as possibilidades de atuação no âmbito da pesquisa e extensão, cursou Medicina Veterinária no Educandário São Francisco de Assis (Esfa), obtendo a segunda graduação em 2016. Em 2021 concluiu oa Especialização Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores.

André Dalla Bernardina Garcia, Instituto Federal do Espírito Santo, campus Santa Teresa

Engenheiro agrônomo formado pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Campus Santa Teresa, onde desenvolveu projetos e pesquisas relacionadas ao manejo de irrigação e agrometeorologia, tornando-se membro do grupo de pesquisa IRRIFES que tem ênfase em estudos relacionados à irrigação e recursos hídricos. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, na área de concentração de agricultura irrigada e teve como linha de pesquisa a agrometeorologia. Atualmente é doutorando no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE no curso de Pós Graduação em Sensoriamento Remoto com ênfase na linha de pesquisa de Sensoriamento Remoto aplicado à agricultura.

Referências

A.I.B.A. Irrigar para crescer. In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 13., 2013, Luís Eduardo Magalhães. Anais... Luís Eduardo Magalhães: CONIRD, 2013.

ALENCAR, L. P.; SEDIYAMA, G. C.; MANTOVANI, E. C. Estimativa da evapotranspiração de referência (ET0 padrão FAO), para Minas Gerais, na ausência de alguns dados climáticos. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.35, n. 1, p.39 - 50, 2015.

ALLEN, R. G. PEREIRA, L. S.; RAES, D.; SMITH, M. Crop evapotranspiration: guidelines for computing crop water requirements. Irrigation and Drainage Paper 56. p. 300, 1998.

ALVARES, C. A.; STAPE, J. L.; SENTELHAS, P. C.; GONÇALVES, J. L. de M.; SPAROVEK, G. Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische zeitschrift, Stuttgart, v. 22, n. 6, p. 711-728, 2013.

BARROS, A. C.; SILVA, C. S. O.; NETTO, A. O. A. Ajuste dos parâmetros da equação Hargreaves-Samani em escala diária para o perímetro irrigado Jacaré-Curituba, Canindé-SE. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Fortaleza, v.11, n. 8, p. 2152-2161, 2017.

BARROS, A. C.; SILVA, F. F.; ARAUJO, P. H. V.; MEDEIROS, P. R. F.; NETO, J. A. L. Estimativa diária de evapotranspiração de referência por Hargreaves-Samani e ajuste de parâmetros para Alagoas. Irriga, Botucatu, v. 24, n. 3, p. 527-537, 2019.

CAMARGO, A. P. de; SENTELHAS, P. C. Avaliação do desempenho de diferentes métodos de estimativa da evapotranspiração potencial no estado de São Paulo, Brasil. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v.5, p.89-97, 1997.

CUNHA, F. F. D.; VENANCIO, L. P.; CAMPOS, F. B.; SEDIYAMA, G. C. Reference evapotranspiration estimates by means of Hargreaves-Samani and Penman-Monteith FAO methods with missing data in the northwestern Mato Grosso do Sul. Bioscience Journal, Uberlância, p. 1166-1176, 2017.

EMBRAPA. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 288. Castro, K. B., Martins, E. S., Gomes, M. P., Reatto, A., Lopes, C. A., Passo, D. P., Lima, L. A. S., Cardoso, W. S., Junior, O. A. C., Gomes, R. A. T. Caracterização geomorfológica do município de Luís Eduardo Magalhães, Oeste Baiano, escala 1:100.000 / Dados eletrônicos. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2010. 33p.; il. – (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento / Embrapa Cerrados, ISSN 2176-509X; 288) Planaltina, DF 2010.

COELHO, A. P.; DALRI, A. B.; FISCHER FILHO, J. A.; FARIA, R. T.; SILVA, L. S.; GOMES, R. P. Calibração e avaliação do modelo DSSAT / Canegro para cultivo de cana-de-açúcar sob manejos de irrigação. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 52-58, 2019.

COSTA, M. S., MANTOVANI, E. C., SEDIYAMA, G. C. Comportamento dos diferentes métodos de determinação da evapotranspiração de referência nas cinco Regiões Brasileiras. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Fortaleza, v. 9, n. 5, p. 310-319, 2015.

FERREIRA, F. E. P.; PEREIRA, S. B.; MARTINEZ, M. A.; SOARES, A. R.; da CUNHA, F. F. USO DO SOFTWARE INTECPERÍMETRO® NO MANEJO DA IRRIGAÇÃO DO FEIJOEIRO. Revista Engenharia na Agricultura, v. 24, n. 3, p. 257-266, 2016.

GARCIA, A. D. B.; MENDONÇA, J. C.; ALMEIDA, C. M. Métodos de estimativa da evapotranspiração de referência (ET0) no município de Santa Teresa, ES. Irriga, Botucatu, v. 22, n. 4, p. 701-714, 2017.

GIOVANELLA, T. H.; OLIVEIRA, F. C. D.; MARCHI, V. A. D. A.; TLUSZCZ, J. Desempenho de métodos de preenchimento de falhas em dados de evapotranspiração de referência para região oeste do paraná. Revista Brasileira de Meteorologia, Fortaleza, v. 36, p. 415-422, 2021.

GURSKI, B. C.; JERSZURKI, D.; SOUZA, J. L. M. Alternative Methods of Reference Evapotranspiration for Brazilian Climate Types. Revista Brasileira de Meteorologia, São Paulo, v. 33, n. 3, 567-578, 2018.

HARGREAVES, G. H.; SAMANI, Z. A. Reference crop evapotranspiration from temperature. Applied Engineering in Agriculture, St. Joseph, v. 01, n. 02, p. 96-99, 1985.

MORAIS, J. E. F. DE, DA SILVA, T. G. F., DE SOUZA, L. S. B., DE MOURA, M. S. B., DINIZ, W. D. S., DE SOUZA, C. A. A. Avaliação do método de Penman-Monteith FAO 56 com dados faltosos e de métodos alternativos na estimativa da evapotranspiração de referência no Submédio Vale do São Francisco. Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 8, n. 6, p. 1644 – 1660, 2015.

REIS, C. J.; BEIJO, L. A.; AVELAR, F. G. Temperatura mínima esperada para Piracicaba-SP via distribuições de valores extremos. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Fortaleza, v. 11, n. 4, p. 1639-1650, 2017.

SARNIGHAUSEN, V. C. R.; GOMES, F. G.; DAL PAI, A.; RODRIGUES, S. A. Estimativa da evapotranspiração de referência para Botucatu-SP por meio de modelos de regressão. Revista Brasileira de Climatologia, v. 28, 2021.

SÉRIE DE DADOS CLIMATOLÓGICOS DO CAMPUS LUIZ DE QUEIROZ DE PIRACICABA, SP. Departamento de Engenharia de Biossistemas. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Universidade de São Paulo. LEB – ESALQ – USP.

SILVA, C. O., de ANDRADE JUNIOR, A. S., de SOUSA, V. F., RIBEIRO, V. Q., SENTELHA, P. C. Estimativa da evapotranspiração de referência com dados climáticos limitados no estado do Piauí. Revista Espacios, Caracas, v. 37, n. 23, p. 12 – 27, 2016a.

SILVA, J. R.; HELDWEIN, A. B.; HINNAH, F. D.; BRAND, S. I.; PUHL, A. J.; LEONARDI, M. Ajuste de equações de estimativa de evapotranspiração de referência para Bento Gonçalves e Lagoa Vermelha – RS. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Fortaleza, v. 12, n. 7, p. 3096 - 3107, 2018.

SILVA, M. G.; BATISTA, L. D. S., GOMES FILHO, R. R.; de CARVALHO, C. M. Estimativa da evapotranspiração de referência por Penman-Monteith FAO 56 usando dados meteorológicos limitados em Aracaju, Sergipe. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Fortaleza, v. 10, n. 4, p. 830-840, 2016b.

SILVA, M. B. P. de; SOUZA, V. C. de; CREMASCO, C. P.; CALÇA, M. V. C.; SANTOS, C. M. dos; CREMASCO, C. P.; GABRIEL FILHO, L. R. A.; RODRIGUES, S. A.; ESCOBEDO, J. F. Estimativa da evapotranspiração de referência do Planalto Paulista por meio de regressões múltiplas com dados ausentes estimados via análise de componentes principais. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 11, n. 8, p. e43211831120-e43211831120, 2022.

VENÂNCIO, L. P.; CUNHA, F. F.; MANTOVANI, E. C.; SEDIYAMA, G. C.; EUGENIO, F. C.; ALEMAN, C. C. Penman-Monteith com dados faltantes e Hargreaves-Samani para estimativa da ET0 no estado do Espírito Santo, Brasil. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 153-159, 2019.

VICENTE, M. R.; LEITE, C. V.; dos SANTOS, R. M.; LUCAS, P. O.; DIAS, S. H. B.; SANTOS, J. A. Evapotranspiração de referência utilizando o método FAO Penman-Monteith com dados faltantes. Global Science and Technology, Rio Verde, v. 11, n. 3, 2018.

WILLMOT, C. J.; ACKLESON, S. G.; DAVIS, R. E.; FEDDEMA, J. J.; KLINK, K. M.; LEGATES, D. R.; O’DONNELL, J.; ROWE, C. M. Statistics for the evaluation and comparison of models. Journal of Geophysical Research, Malden, v.90, p.8995-9005, 1985.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Haddad Souza Vieira, G., Tonoli Felisberto, R., Junior Nandorf, R., Vieira Lo Monaco, P. A., Chambela Neto, A., & Dalla Bernardina Garcia, A. (2023). Evapotranspiração de referência sazonal simplificada para o Oeste Baiano (BA) e Região de Piracicaba (SP), Brasil. Revista Brasileira De Climatologia, 33(19), 558–578. https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.17222

Edição

Seção

Artigos