UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR

Autores

  • Rodson de Andrade Allocca
  • Edson Soares Fialho

Resumo

No Ensino Médio, o conteúdo de climatologia, que é denso e complexo, muitas vezes, não é apresentado de forma articulada com a rotina cotidiana e vivências dos discentes, acarretando um distanciamento e um desinteresse sobre a temática, transformando a imagem do conteúdo em algo inacessível e difícil. Nesse sentido, a utilização de novas práticas educativas se faz necessária para viabilizar e potencializar o interesse dos discentes no âmbito da ciência geográfica. Para isso, utilizou-se a prática do trabalho de campo como uma opção metodológica e nessa proposta os conhecimentos dos alunos sobre a localização da escola e seu entorno imediato puderam ser relacionados com o comportamento do campo térmico local e seus possíveis condicionantes. Essa experiência permitiu aos discentes ter contato com o “fazer científico” e, sob esse prisma, um novo olhar sobre a aplicabilidade dos conhecimentos geográficos. Após a apresentação dos conteúdos sobre climatologia em sala de aula, os discentes tiveram que planejar, projetar, coletar e analisar os dados que serviram de base para a espacialização das informações produzidas. Os resultados obtidos por meio dos registros térmicos puderam ser comparados aos resultados das entrevistas aplicadas junto aos alunos sobre a percepção do campo térmico local. Apesar de discordantes quando comparados, os resultados obtidos serviram como base para a discussão sobre espacialização da temperatura do ar nos arredores do Instituto Montessori de Ponte Nova-MG.

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Publicado

06-04-2021

Como Citar

Allocca, R. de A., & Fialho, E. S. (2021). UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR. Revista Brasileira De Climatologia, 28, 220–241. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/14502

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