Ara Piraguay: o nome e o tempo da violência nas cosmologias do contato Kaiowá e Guarani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v11i17.16941

Palavras-chave:

Violência ontológica , Cosmopolítica, Política ameríndia, Pensamento indígena, Etnologia Guarani

Resumo

O presente trabalho intenciona refletir o conceito nativo de Ara Piraguay enquanto uma elaboração para tratar do tempo da chegada e do contato dos Karaí (não-indígenas) com os Kaiowá e Guarani que criou, na perspectiva do ñanderu Valério – já falecido -, um momento de mazelas e violências que não são próprios do sistema de relações e reprodução da vida social Kaiowá, apresentando, portanto, um empecilho àquilo que os próprios Kaiowá e Guarani almejam enquanto um modo de vida perfeito e harmonioso, o Teko Araguyje (BENITES, 2019). O conceito de Ara Piraguay fora trazido até mim através da fala de uma liderança jovem durante a assembleia da juventude Kaiowá e Guarani, a RAJ (Retomada Aty Jovem), realizada na aldeia Panambi Lagoa Rica, no município de Douradina-MS, como uma tradução possível em Guarani da palavra “violência”, que até então não possuía nenhum sinônimo aproximado. No entanto, o prefixo Ara denota um sentido de tempo e espaço. Sendo assim, na tentativa de elevar um conceito etnográfico à sua exaustão (STRATHERN, 1999), o artigo buscará refletir a partir da literatura e de conversas em campo com lideranças como o tempo da chegada dos não-indígenas produziu uma resposta política eficaz por parte dos coletivos políticos indígenas, e como o contato e imposição do seu modo de vida, o Karaí Reko, convencionou o tempo das mazelas e reelaborou concepções escatológicas no mundo Kaiowá e Guarani, no contexto atual que se conclama como Antropoceno.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Paiva Octaviano, UFGD

Mestrando em antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGAnt/UFGD). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Desenvolve pesquisa no campo da Antropologia Política em intersecção com os estudos de Antropologia da Violência. Sua pesquisa se centra em analisar os processos de criminalização da juventude Kaiowá e Guarani a partir de seus coletivos políticos.

Referências

ARENDT, Hannah. 1994. Sobre a Violência. Rio de Janeiro: Ed. Relume-Dumará.

ALMEIDA, Mauro Willian Barbosa de. “Caipora e outros conflitos ontológicos”. R@U — Revista de Antropologia da UFSCar, São Carlos, (5)1:7-28.

BRAND, Antônio. 1997. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowa/guarani: os difíceis caminhos da palavra. Tese de Doutorado em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

CALAVIA SAÉZ. 2006. O tempo e o nome dos Yaminawa: etnologia e história dos Yaminawa do rio Acre. São Paulo: Editora UNESP/ISA/NuTI.

CARIAGA, Diógenes Egidio. 2019. Relações e Diferenças: A ação política kaiowa e seus partes. 2019. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina.

CLASTRES, Hélène. 2007. Terra sem Mal. Corumbiara: Editora Tapé.

CLASTRES, Pierre. 2004. Arqueologia da violência - pesquisas em antropologia política. Cosac & Naify.

CLASTRES, Pierre. 2003. A sociedade contra o Estado - pesquisas em antropologia política. Cosac & Naify.

DAMATTA, Roberto. SEEGER, Anthony; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1997. “A Construção da Pessoa nas Sociedades Indígenas Brasileiras”. In: Boletim do Museu Nacional.

DE LA CADENA, Marisol; PENÃ, Jorge Legoas. 2014. “Cosmopolíticas Indígenas nos Andes e na Amazônia: como políticas indígenas afetam a política?”, Interetnhic@ - Revista Estudos em Relações Interétnicas, Distrito Federal, (18)1:1-11.

FANON, Frantz. 1979. Os Condenados da Terra. 2º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

GALOIS, Dominique. 2004. “Terras Ocupadas? Territórios? Territorialidades?” In: RICARDO, Fany; MACEDO, Valéria (org). Terras Indígenas & Unidades de Conservação - o desafio da sobreposição. São Paulo: Instituto Socioambiental, p. 37-41.

JOÃO, Izaque. 2011. Jakaira Reko Nheypyrũ Marangatu Mboharéi: origem e fundamentos do canto ritual Jerosy Puku entre os Kaiowa de Panambi, Panambizinho e Sucuri’y, MS. 2011. Dissertação de Mestrado em História, Universidade Federal da Grande Dourados.

JOHNSON, Felipe Mattos. 2019. Pyahu Kuera: Uma Etnografia da Resistência Jovem Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal da Grande Dourados.

KLEIN, Tatiane Maíra. 2013. Práticas midiáticas e redes de relações entre os Kaiowa e Guarani em MS. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade de São Paulo.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. 2015. A queda do céu. Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Cia das Letras.

MARX, Karl. 2011. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo.

MELIÀ, Bartomeu L., GRÜNBERG, George; GRÜNBERG, Frield (org). 2007. Etnografia Guarani del Paraguay Contemporaneo: Los PaῖPavyterã. 2ª ed. Asunción: CEPAG.

MORAIS, Bruno Martins. 2016. Do Corpo ao Pó: crônicas da territorialidade Kaiowa e Guarani nas adjacências da morte. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, Universidade de São Paulo.

PEREIRA, Leve Marques. Imagens Kaiowa do seu sistema social e seu entorno. 2004. Tese de Doutorado em Antropologia Social), Universidade de São Paulo.

PIERRI, Daniel Calazans. 2018. O perecível e o imperecível: reflexões guarani mbyá sobre a existência. São Paulo: Editora Elefante.

SILVESTRE, Célia Maria Foster. 2011. Entretempos: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani a partir de seus jovens. Tese de Doutorado em Sociologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

STENGERS, Isabelle; PIGNARRE, Phillipe. 2018. La Brujeria Capitalista. Buenos Aires: Hekht.

STRATHERN, Marilyn. 2014. O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac & Naify.

SZTUTMAN, Renato. 2018. “Reativar a feitiçaria e outras receitas de resistência – pensando com Isabelle Stengers”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, abr., p. 338-36.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2002. “O nativo relativo”. Mana – Estudos de antropologia social, Rio de Janeiro, (8)1:113-148.

¬VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1996. “Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio”. Mana, Rio de Janeiro, 2(2):115-144.

WEBER, Max. 1999. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. V. 2, Brasília: UnB.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Octaviano, A. P. (2023). Ara Piraguay: o nome e o tempo da violência nas cosmologias do contato Kaiowá e Guarani. Revista Ñanduty, 11(17), 37–51. https://doi.org/10.30612/nty.v11i17.16941