Da interpretação de Gilberto Freyre e Roberto Damatta sobre a formação moderna da sociedade brasileira à crítica sociológica de Jessé de Souza

Autores

  • João Gustavo Jara Russo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Wellington dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v7i13.10637

Palavras-chave:

Casa Grande & Senzala. Teorias culturalistas. Jessé de Souza.

Resumo

Este estudo aborda os aspectos acerca da problematização do conceito de “identidade nacional” e “formação social” na obra Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre utilizando este como “ponte metodológica” para expor as leituras críticas do sociólogo Jessé de Souza em relação às “teorias culturalistas”: paradigma das ciências sociais onde categorias-analíticas pré-modernas como “personalismo” e “patrimonialismo”, por exemplo, atualizadas pelo antropólogo social Roberto DaMatta são apresentadas como ferramentas para se pensar o Brasil contemporâneo. Ao reunir e comparar os principais textos dos autores sobre a questão “modernização” (Carnavais, malandros e heróis de DaMatta e A modernização seletiva de Jessé), por meio de revisão bibliográfica, indica-se que instituições como Estado, sociedade civil e mercado não podem ser confundidas ou dominadas pelo “capital social de relações pessoais”, mas sim entendidas como campos de interesses sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gustavo Jara Russo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduado em Direito e mestre em sociologia pelo programa de pós-graduação em sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Wellington dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); especialista no Ensino de Filosofia, Sociologia e Religião pela FATHEL – Centro de Formação Humana. Atualmente professor na Rede Estadual de Educação Básica. Email: (weellingt@hotmail.com). Mestrando do Programa PROF-FILO (Mestrado Profissional em Filosofia) núcleo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

 

Referências

DAMATTA, Roberto. Relativizando – uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, 1987.

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil. Rio de Janeiro, 1994.

DAMATTA, Roberto. O que é Brasil. Rio de Janeiro: ROCCO, 2004.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6º Ed. Rio de Janeiro, ROCCO, 1997.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mocambos – decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. 15° ed. Global. São Paulo, 2004.

IANNI, Octávio. A ideia de Brasil moderno. São Paulo, Ed. Brasiliense,1994.

SOUZA, Jessé. A modernização seletiva – uma interpretação do dilema brasileiro. São Paulo, Ed. UnB, 2000.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira – quem é e como vive. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2009.

SOUZA, Jessé. A invisibilidade da desigualdade brasileira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

SOUZA, Jessé. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo, Ed. LeYa, 2015.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso – da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro, Ed. LeYa, 2017.

SOUZA, Jessé. A sociologia dual de Roberto Da Matta: descobrindo nossos mistérios ou sistematizando nossos auto-enganos? RBCS vol. 16 n° 45, fevereiro/2001.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil - 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo, Ed. Brasiliense, 2006.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Russo, J. G. J., & Santos, W. dos. (2020). Da interpretação de Gilberto Freyre e Roberto Damatta sobre a formação moderna da sociedade brasileira à crítica sociológica de Jessé de Souza. MovimentAção, 7(13), 17–30. https://doi.org/10.30612/mvt.v7i13.10637