Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Antes da submissão, todos os campos do perfil solicitados foram preenchidos adequadamente, contendo as informações imprescindíveis para o processo de avaliação e edição dos originais, caso forem aceitos. Os/as autores/as entendem que caso o Perfil não esteja completa e devidamente preenchido seus trabalhos serão devolvidos e/ou arquivados. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto segue as seguintes normas: Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado. Espaçamento entre linhas 1,5, margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm.  O título deverá ser escrito com base nas configurações estabelecidas no Template - seja artigo ou resenha. O nome do autor deve estar preenchido com a palavra "Autor", e o rodapé, que constam demais informações como a instituição, titulação e e-mail, deverá ser preenchido com a frase "Resumo da Biografia", entendendo que essas informações foram adequadamente preenchidas no perfil da revista, e serão incluídas no texto pelos editores caso o trabalho seja aprovado para publicação. Deverão ser evitadas notas de rodapé no corpo do texto, utilizadas quando estritamente necessárias e de maneira sucinta. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • O texto atende às Políticas de Anti-Plágio da revista MovimentAção, isto é, antes da submissão do trabalho os/as autores/as utilizaram sites e/ou programas gratuitos para verificação de ocorrência de plágio, cujo resultado foi a ausência total de conteúdo plagiado em todo o corpo do texto. Além disso, os/as autores/as ficam cientes que caso seja verificado plágio após a publicação do trabalho, que o mesmo será imediatamente excluído dos arquivos da revista, e um informe será publicado no número subsequente à exclusão explicitando a natureza do ocorrido.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Antes de qualquer submissão, os/as autores/as devem preencher todos os campos do perfil solicitados adequadamente, sob pena dos trabalhos serem devolvidos/arquivados. Portanto, tenha certeza de que o Perfil contenha as informações imprescindíveis para o processo de avaliação e edição dos originais, caso forem aceitos

Os artigos de autores vinculados à outras instituições (Externos a UFGD) são priorizados.

A revista MovimentAção irá considerar para publicação trabalhos originais e inéditos sob a forma de artigos, entrevistas e resenhas. Para cada número serão organizados dossiês temáticos que receberão trabalhos em formato de artigo, respeitando as políticas e diretrizes da revista.

Artigos: deverão ter entre doze e vinte e cinco laudas e possuir resumo de no máximo 250 palavras (em espaçamento simples) e três palavras chave, além do título, resumo e palavras chave em três idiomas.

CLIQUE AQUI para baixar o template para submissão de artigos (uso obrigatório)

Entrevistas: deverão ter no máximo dez laudas.

Resenhas: obras publicadas a no máximo dez (10 anos). Deverão ter de três a cinco laudas e não deve conter título, apenas a referência completa da obra resenhada (não contém resumo).

CLIQUE AQUI para baixar o template para submissão de resenhas (uso obrigatório)

Todos os textos deverão ser digitados em Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado. Espaçamento entre linhas 1,5, margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm.  O título deverá ser escrito com base nas configurações estabelecidas no Template - seja artigo ou resenha. O nome do autor deve estar preenchido com a palavra "Autor", e o rodapé, que constam demais informações como a instituição, titulação e e-mail, deverá ser preenchido com a frase "Resumo da Biografia", entendendo que essas informações foram adequadamente preenchidas no perfil da revista, e serão incluídas no texto pelos editores caso o trabalho seja aprovado para publicação. Deverão ser evitadas notas de rodapé no corpo do texto, utilizadas quando estritamente necessárias e de maneira sucinta.

Idiomas: O periódico aceita trabalhos em Português, Espanhol e Inglês.

Citações:

Citações indiretas serão integradas ao texto, juntamente com a identificação (Autor/Ano da publicação). Citações diretas curtas (até três linhas) integrarão o corpo do texto, entre aspas, apresentando a identificação (Autor, Ano da publicação, Indicação da página). Citações diretas longas (mais de três linhas) serão separadas do texto, recuadas 4 cm à direita, apresentando a identificação (Autor, Ano da publicação, Indicação da página), com espaçamento simples.

Referências bibliográficas: deverão ser colocadas em espaçamento simples.

Obras completas: SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, ano.

Ex: DAVIS, Natalie Zemon. Nas Margens: três mulheres do século XVII. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: título do livro em negrito. Tradução. Edição, cidade: editora, ano, página.

Ex: PAULSONS, Susan. Sexo e gênero através das culturas. In: ADELMAN, Miriam; SILVESTRIN, Celsi Brönstrup. (Org.) Gênero Plural: um debate interdisciplinar. Curitiba, PR: Ed. UFPR, 2002.

Periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade\Estado: editora, vol., fascículo, p. x-y, ano.

Ex: ARAÚJO, Joel. O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Revista Estudos Feministas. Santa Catarina: UFSC, vol.16 n. 3, p. 979-985, 2008.

Imagens: poderão ser publicadas imagens desde que citadas as fontes e com as devidas autorizações, de acordo com a legislação vigente. Fica condicionada a publicação das imagens à viabilidade técnica da mesma.

Demais situações deverão seguir as normas da ABNT. Caso haja dúvidas quanto as normas para os diversos formatos que a MovimentAção publica, deve-se considerar como modelos os trabalhos publicados nas edições anteriores.

Caso o trabalho ou pesquisa tenha apoio financeiro este deverá ser mencionado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.