Fronteira, urbanização e desenvolvimento na Amazônia sul-americana: compreendendo disparidades nas “cidades-gêmeas” de Letícia (Colômbia) e Tabatinga (Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6292

Resumo

O artigo parte de uma análise acerca da relação entre fronteira, urbanização e desenvolvimento e possui como principal objetivo ampliar o conhecimento sobre uma parte da região amazônica sul-americana, a partir de um olhar especificamente à fronteira do chamado “Triângulo Amazônico”, ou “Triângulo de Letícia”. Inicia-se com uma abordagem teórica que parte de Milton Santos e aprofunda-se com Bertha Becker, uma das maiores pesquisadoras sobre as realidades amazônicas. E assim, como principal objetivo específico, atenta-se para o entendimento das chamadas “cidades-gêmeas” de Letícia, na Colômbia, e Tabatinga, no Brasil, a fim de compreender, além de particularidades históricas, aspectos da ação governamental de cada país para a estruturação, ou não, de investimentos nas respectivas cidades, e, também, características de cooperação transfronteiriça. Destarte, busca-se compreender o processo diferenciado de urbanização e desenvolvimento dessa fronteira, marcado por simetrias e assimetrias nas relações entre as duas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Virga, UNICAMP

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), Pós-Graduada em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política - FESP/SP (2012) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP (Jan/2015). Atualmente é doutoranda e pesquisadora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, na área de pesquisa em Economia Regional e Urbana na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (Iniciado em Março de 2015). Como mais recentes trabalhos atuou como analista setorial na Secretaria Estadual de Logística e Transportes - SP no Plano Diretor de Logística e Transportes do Estado de São Paulo - pesquisa a serviço da FIPE para posteriores estudos do Banco Mundial, e, como analista setorial e macroeconômica (PJ), com atuação nos macro setores de energia, mineração, siderurgia, transportes e na análise da balança comercial. Também possui experiência nas áreas de construção civil, infraestrutura, logística e instituições financeiras, atuando como analista desses setores anteriormente. Possui grande interesse em Economia e Geopolítica, com ênfase em Desenvolvimento Socioeconômico, Economia Latino-Americana, Economia Internacional e Relações Internacionais, atuando principalmente, no período recente, em pesquisas nos seguintes temas: América Latina, Amazônia, Integração Regional e Integração Física. Membro do NESPI - Nucleo de Estudos e Pesquisas de Política Internacional - Estudos Internacionais e Políticas Comparadas na Universidade de São Paulo - USP e da Plataforma de Intercambio de Aprendizajes ?Prospectiva sin Fronteras? da CEPAL/ONU. Pesquisadora - Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Virga, T. (2017). Fronteira, urbanização e desenvolvimento na Amazônia sul-americana: compreendendo disparidades nas “cidades-gêmeas” de Letícia (Colômbia) e Tabatinga (Brasil). Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 109–133. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6292

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia