Governança da Internet e Segurança Cibernética no Brasil

Autores

  • Daniel Oppermann UNB

Palavras-chave:

Governança da internet. segurança cibernética. Brasil.

Resumo

A governança da internet e a segurança cibernética estão relacionadas entre si. Essa observação ficou clara já nos primeiros dias dos debates internacionais sobre a governança da internet, que aconteceram durante a primeira década do século XXI principalmente em torno de Fórum de Governança da Internet (FGI) das Nações Unidas. Desde então, o número de atores de vários países envolvidos nos debates sobre a internet está cada vez maior. Também no Brasil o interesse nos tópicos relacionados à internet está aumentando e a quantidade de usuários está crescendo. Ao mesmo tempo, aumenta a preocupação com a segurança cibernética no país. Este artigo analisa a situação atual da segurança cibernética no Brasil e pretende enquadrar o assunto no contexto da governança da internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Oppermann, UNB

Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e tem Diploma (mestrado) em ciência política pela Universidade Livre de Berlim (FUB). Atua como diretor de uma empresa de TI em São Paulo e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP). Está constantemente observando e analisando os processos de governança da internet em vários países.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Oppermann, D. (2014). Governança da Internet e Segurança Cibernética no Brasil. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(4), 259–283. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3097

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Segurança Internacional no Pós-Guerra Fria