Áreas não governadas, fragilidade estatal e ameaças internacionais: o surgimento do nexo segurança-desenvolvimento

Autores

  • Luiza Rodrigues Mateo PPG RI San Tiago Dantas

Palavras-chave:

áreas não governadas. fragilidade. segurança. desenvolvimento.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o enquadramento das “áreas não governadas” como problema de segurança internacional na última década. Para tanto, adentra-se a discussão sobre a fragilidade estatal e a formulação estratégica, pelas lideranças ocidentais e instituições internacionais, do nexo segurança-desenvolvimento. O debate bibliográfico levantado tem como foco a compreensão das implicações políticas desta percepção que une problemas de governança estatal e a difusão global de ameaças, bem como sua relação com os mecanismos de administração das instabilidades na periferia do Sistema Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Rodrigues Mateo, PPG RI San Tiago Dantas

Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP) e pesquisadora do IEEI (Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais). Trabalha na área de política externa norte-americana, com financiamento do INEU (Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos). Também leciona no curso de Relações Internacionais da Universidade de Sorocaba.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Mateo, L. R. (2014). Áreas não governadas, fragilidade estatal e ameaças internacionais: o surgimento do nexo segurança-desenvolvimento. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(4), 77–99. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2856

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Segurança Internacional no Pós-Guerra Fria