Economia política da energia e encruzilhadas da integração na América Latina

Autores

  • Fabrício H. Chagas Bastos Universidade de São Paulo
  • Nicholas D. Harper Carleton University; Department of Foreign Affairs, Trade and Development
  • Alexandre R. Rochman Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI/USP)

Palavras-chave:

energia. América Latina. integração regional. desintegração.

Resumo

Ao longo dos últimos dez anos, os Estados latino-americanos tornaram-se alguns dos mais importantes exportadores de commodities de energia em termos de sua participação no total das exportações globais do setor. Mudanças estruturais na economia global, como o crescimento (industrial) das economias chinesa e indiana, levaram à desindustrialização das economias latino-americanas, prejudicando, assim, o principal setor que durante tanto tempo impulsionou os (sub)esquemas de integração regional. Além disso, as mudanças no quadro político e econômico dominante de alguns países mudaram seus interesses (nacionais e regionais). Com estas ideias em mente, este trabalho irá explorar teoricamente os motivos pelos quais o setor de energia na América Latina poderia criar pressões que frustram a unidade histórica para a integração do continente, e em vez disso causar 'desintegração', uma vez que este sector pode evidenciar a competitividade em vez de complementaridade desses países para as quotas de mercado. Com foco nos dois acordos de integração regional mais tradicionais da América Latina, o Mercosul e a Comunidade Andina, este trabalho irá contemplar o amplo espectro de arranjos políticos economia evidente na América Latina, em particular seus respectivos padrões de projeção em modos de integração regional. É necessário entender como os modelos específicos de orientação político-econômica incorporadas aos diferentes arranjos podem influenciar o processo de (des)integração e, como elas afetam o destino de arranjos institucionais existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicholas D. Harper, Carleton University; Department of Foreign Affairs, Trade and Development

Mestre em International Affairs pela Carleton University. Analista de Comércio Internacional Júnior do Department of Foreign Affairs, Trade and Development do Governo do Canadá.

Alexandre R. Rochman, Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI/USP)

Doutor em Ciência Política (DCP/USP); Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI/USP).

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Bastos, F. H. C., Harper, N. D., & Rochman, A. R. (2013). Economia política da energia e encruzilhadas da integração na América Latina. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 206–226. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2592

Edição

Seção

Artigos Dossiê - América Latina: Cenários e Perspectivas