Reaproximação, revolução e desenvolvimento: um balanço das relações Brasil-Cuba
Palavras-chave:
Política Externa. Revolução. Desenvolvimento. Parceria.Resumo
Este trabalho procura realizar um balanço das relações entre Brasil e Cuba no século passado e compreender a dinâmica das relações Brasil-Cuba no século XXI, considerando as percepções e ações de ambos os países. Para tanto, discute a dinâmica de aproximação e distanciamento no século XX, analisando as causas de sua baixa intensidade. Em seguida, procura assinalar que está em curso em processo de reaproximação, minado em outros momentos pelo contexto internacional e doméstico, que revela certa convergência de interesses e impulsionado pelo incremento das relações comerciais e parcerias técnicas em diversas áreas. Desta forma, pode-se considerar que, para a liderança política brasileira, as relações com Cuba fazem parte do processo de inserção na América Latina e a tentativa do exercício de uma liderança regional, como forma de impulsionar seu papel de potência emergente. No caso cubano, desde a queda do bloco soviético tal relação inscreve-se na necessidade de reconfiguração de suas Relações Internacionais (em múltiplas dimensões) e no desenvolvimento de novas parcerias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-09-09
Como Citar
Silva, M. A. da, Johnson, G. A., & Arce, A. M. (2015). Reaproximação, revolução e desenvolvimento: um balanço das relações Brasil-Cuba. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(7), 93–112. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/3831
Edição
Seção
Artigos Dossiê - Parcerias estratégicas na política externa brasileira contemporânea: um balanço necessário
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.