Libertação e emancipação: uma revisão conceitual para a América Latina

Autores

  • Ricardo Prestes Pazello UFPR
  • Felipe Heringer Roxo da Motta Unibrasil

Palavras-chave:

América Latina. Libertação. Emancipação.

Resumo

A partir da dialética entre totalidade e exterioridade, como propõe a reflexão filosófica latino-americana, o presente ensaio trata de problematizar conceitos reiteradamente utilizados no contexto de desigualdade social do continente, nomeadamente as noções de “emancipação” e “libertação”. O horizonte político e epistêmico que se refere ao discurso emancipatório tende a ser eurocentrado e, logo, limitado às fronteiras da totalidade. Por sua vez, o projeto de libertação toma por ponto de partida a exterioridade e, concretamente, se refere à América Latina e seus sujeitos concretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Prestes Pazello, UFPR

Professor de Antropologia Jurídica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC). Pesquisador do Núcleo de Estudos Filosóficos (NEFIL/UFPR) e do grupo de pesquisa Direito, Sociedade e Cultura (FDV/ES). Assessor jurídico popular junto a movimentos sociais e populares do campo e da cidade, hoje coordenando o Projeto Direito e Cidadania e integrando o Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), o Centro de Formação Milton Santos-Lorenzo Milani (Santos-Milani) e o Instituto de Filosofia da Libertação (IFiL). Colunista do blogue assessoriajuridicapopular.blogspot.com.  

Felipe Heringer Roxo da Motta, Unibrasil

Professor de Criminologia e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil). Doutorando em Direito do Estado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em Direito, Estado e Sociedade pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC).

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Pazello, R. P., & Motta, F. H. R. da. (2013). Libertação e emancipação: uma revisão conceitual para a América Latina. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 116–143. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2393

Edição

Seção

Artigos Dossiê - América Latina: Cenários e Perspectivas