A política de Direitos Humanos do Brasil e da África do Sul: o vínculo entre os fatores domésticos e a política externa

Autores

  • Danielle Costa da Silva IESP-UERJ

Palavras-chave:

Direitos humanos. conjuntura doméstica. política externa.

Resumo

O presente artigo analisa a respeito da conduta do Brasil e da África do Sul na questão dos direitos humanos dentro do sistema internacional, considerando também a influência dos fatores domésticos. O objetivo é comparar a atuação dos dois países na agenda dos direitos humanos, demonstrando as semelhanças e as diferenças na tentativa de ambos em implementar programas e planos nacionais específicos desse tema. Procura-se analisar como ambos, países em desenvolvimento, que passaram por momentos políticos atribulados de violação dos direitos humanos conseguiram ou não se tornarem países comprometidos nacional e internacionalmente com os mesmos, mesmo ainda possuindo dificuldades sociais e econômicas. Complementando a análise, também são explanadas as maneiras como atores não estatais agem e influenciam as políticas de direitos humanos do Brasil e da África do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Costa da Silva, IESP-UERJ

Doutoranda e Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO).

Downloads

Publicado

2013-03-21

Como Citar

Silva, D. C. da. (2013). A política de Direitos Humanos do Brasil e da África do Sul: o vínculo entre os fatores domésticos e a política externa. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(2), 213–235. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2160