Doha fora dos trilhos? Desafios para a “nova” governança global e as especificidades do sistema GATT/OMC

Autores

  • Filipe Almeida do Prado Mendonça UFU
  • Daniel Silva UFU

Palavras-chave:

Governança Global. Estados Unidos. GATT. Rodada Doha.

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo refletir sobre o papel dos Estados Unidos nas estruturas de governança global, com especial destaque para a estrutura GATT/OMC em perspectiva histórica. Afirma-se que o mainstream dos autores que trabalham com Governança Global não nos ajudam a captar a essência do problema: o papel central dos Estados Unidos nos regimes multilaterais de comércio e o papel central que estes arranjos ocupou (e ainda ocupa) no projeto de poder deste país, gerando importantes distorções. A hipótese deste ensaio é que a literatura sobre Governança Global ignora as especificidades do sistema GATT-OMC, o que abre possibilidades para que se cometam alguns equívocos na interpretação do funcionamento deste regime. Concluí-se que a Rodada Doha não está fora dos trilhos, mas caminha fortemente dentro de um padrão historicamente institucionalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Almeida do Prado Mendonça, UFU

Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais UNESP-UNICAMP-PUC/SP. Doutorando em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia.

Daniel Silva, UFU

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2012-11-05

Como Citar

Mendonça, F. A. do P., & Silva, D. (2012). Doha fora dos trilhos? Desafios para a “nova” governança global e as especificidades do sistema GATT/OMC. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(1), 282–321. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2081

Edição

Seção

Artigos - Seção Miscelânea