A Formação da agenda e a Seleção da alternativa para a participação do Brasil na instalação da Sociedade Moçambicana de Medicamentos (SMM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v10i19.13054

Palavras-chave:

Cooperação internacional, Brasil, Moçambique

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar o processo de formação de agenda e seleção de alternativa que deu origem a participação do Brasil na instalação da Sociedade Moçambicana de Medicamentos (SMM). A análise foi baseada no Modelo dos Fluxos Múltiplos, de John Kingdon (1984). Embora este seja um modelo tradicionalmente utilizado para análise de políticas de âmbito nacional, ele foi empregado neste estudo devido a sua gama de variáveis, que permitem uma análise consistente dos aspectos domésticos e internacionais que influenciaram na condução dessa política. O artigo se propõe também a apresentar o Modelo dos Fluxos Múltiplos como possibilidade metodológica para analisar a formação da agenda e seleção de alternativa em ações de cooperação internacional. As fontes de dados utilizadas foram documentos dos governos brasileiro e moçambicano, que foram compreendidos por meio da análise de conteúdo. Como resultado, o artigo identificou os fatores que influenciaram na condução dos fluxos que deram origem à parceria entre Brasil e Moçambique para a instalação da SMM. De modo mais específico, concluiu-se que a janela de oportunidade que deu origem à política em questão foi aberta pelo fluxo da política brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Silva Santos

Mestre em Ciência Política (UFG)

Andréa Freire de Lucena, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Relações Internacionais (UNB)
Professora do curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Referências

ALMEIDA, Paulo Roberto. Uma política externa engajada: a diplomacia do governo Lula. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, v. 47, n. 1, p. 162-184, 2004.

AZEVEDO, Maria Gabriela da Silva Lopes e Carravilla. Acesso gratuito a medicamentos Antirretrovirais: Contribuição do Legislativo para a Política de Combate à AIDS no Brasil. 2010. Monografia (Especialização em Legislativo e Políticas Públicas) – Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), Brasília, 2010.

BRASIL. Programa de Cooperação Internacional para Ações de Prevenção e Controle do HIV/Aids para outros Países em Desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. Política Externa Brasileira. Vol. I: Discursos, artigos e entrevistas do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006). Brasília: Ministério das Relações Exteriores, 2007.

BRASIL. Exposição de Motivos Interministerial nº 00021/MS/MRE. Brasília: MS/MRE, 1º out. 2008. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=604743&filename=PL+4145/2008. Acesso em: 30 out. 2020.

BRASIL. Lei n° 12.117, de 14 de dezembro de 2009. Autoriza a União a doar recursos a República de Moçambique para a primeira fase de instalação de fábrica de antirretrovirais e outros medicamentos. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 11, 5 de dezembro de 2009.

BRASIL; MOÇAMBIQUE. Protocolo de intenções entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República de Moçambique sobre Cooperação Técnica na área da Saúde. Brasília: Governo da República Federativa do Brasil/Governo da República de Moçambique, 2001a.

BRASIL; MOÇAMBIQUE. Ajuste complementar ao Acordo Geral de Cooperação entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República de Moçambique para implementação do projeto “Apoio ao Programa Nacional de Controle às DST/SIDA”. Brasília: Governo da República Federativa do Brasil/Governo da República de Moçambique, 2001b.

BRASIL; MOÇAMBIQUE. Memorandum de entendimento entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República de Moçambique no âmbito do Programa de Cooperação Internacional do Ministério da Saúde do Brasil. Maputo: Governo da República Federativa do Brasil/Governo da República de Moçambique, 2003a.

BRASIL; MOÇAMBIQUE. Protocolo de intenções entre o Governo da República Federativa do Brasil e o governo da República de Moçambique sobre Cooperação Científica e Tecnológica na área da saúde. Maputo: Governo da República Federativa do Brasil/Governo da República de Moçambique, 2003b.

BRASIL; MOÇAMBIQUE. Ajuste complementar ao Acordo Geral de Cooperação entre governo da República Federativa do Brasil e governo da República de Moçambique para implementação do projeto PCI-NTWANANO no âmbito do Programa de Cooperação Internacional do Ministério da Saúde do Brasil. Maputo: Governo da República Federativa do Brasil/Governo da República de Moçambique, 2003c.

BRASIL; MOÇAMBIQUE. Ajuste complementar ao Acordo Geral de Cooperação entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República de Moçambique para implementação do projeto “Estudo de Viabilidade técnico econômico para a instalação de fábrica de medicamentos em Moçambique para produção de medicamentos antirretrovirais e outros”. Maputo: Governo da República Federativa do Brasil/Governo da República de Moçambique, 2005.

BRASIL; MOÇAMBIQUE. Ajuste complementar ao Acordo Geral de Cooperação entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República de Moçambique para implementação do projeto “Capacitação para produção de medicamentos antirretrovirais e outros medicamentos”. Brasília: Governo da República Federativa do Brasil/Governo da República de Moçambique, 2008a.

BRASIL; MOÇAMBIQUE. Ajuste complementar ao Acordo Geral de Cooperação entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República de Moçambique para implementação do projeto “Fortalecimento institucional do órgão regulador de medicamentos de Moçambique como agente regulador do setor farmacêutico”. Brasília: Governo da República Federativa do Brasil/Governo da República de Moçambique, 2008b.

BRASIL; MOÇAMBIQUE. Acordo entre a República Federativa do Brasil e o governo da República de Moçambique para instalação da sede do escritório regional da FIOCRUZ para a África. Brasília: Governo da República Federativa do Brasil/Governo da República de Moçambique, 2008c.

BRASIL; MOÇAMBIQUE. Ajuste complementar ao Acordo Geral de Cooperação entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República de Moçambique para o projeto de instalação da fábrica de antirretrovirais e outros medicamentos em Moçambique. Maputo: Governo da República Federativa do Brasil/Governo da República de Moçambique, 2011.

COHEN, Michael D.; MARCH, James G., OLSEN, Johan P. A garbage can model of organizational choice. Administrative Science Quarterly, [Thousand Oaks, California], v. 17, n. 1, p. 1-25, 1972.

COMITIVA do governo brasileiro visita projetos de cooperação em Moçambique. Mundo Lusíada, 17 jan. 2020. Disponível em: https://www.mundolusiada.com.br/cplp/comitiva-do-governo-brasileiro-visita-projetos-de-cooperacao-em-mocambique. Acesso em: 25 out. 2020.

FIOCRUZ – FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento Brasil / Moçambique − Sumário Executivo: Estudo de viabilidade técnico-econômico para instalação da fábrica de medicamentos em Moçambique para produção de anti-retrovirais e outros. Brasília: Fiocruz, 2007.

FIOCRUZ – FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Nota informativa sobre a iniciativa de instalação da fábrica de antirretrovirais e outros medicamentos em Moçambique. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012.

FOLLÉR, Maj-Lis. Cooperação Sul-Sul: A parceria brasileira com Moçambique e a construção de uma fábrica de medicamentos de combate à AIDS. Austral: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 181-208, 2013.

GOVERNO de Moçambique aprova eventual construção de uma fábrica de medicamentos. MACAUHUB, 22 ago. 2017. Disponível em: https://macauhub.com.mo/pt/2007/08/22/portugues-governo-de-mocambique-aprova-eventual-construcao-de-uma-fabrica-de-medicamentos. Acesso em: 24 out. 2020.

GRANGEIRO, Alexandre; SILVA, Lindinalva Laurindo; TEIXEIRA, Paulo Roberto. Resposta à AIDS no Brasil: contribuições dos movimentos sociais e da reforma sanitária. Revista Panamericana de Salud Publica, [Washington, D.C.], v. 26, n. 1, p. 87-94, 2009.

KINGDON, John Wells. Agenda, alternatives and public policy. Boston: Little Brown Publishing, 1984.

KULA. Análise da situação do HIV e SIDA e o acesso ao tratamento em Moçambique. Maputo: Kula, 2008.

LANCASTER, Carol. Foreign aid: diplomacy, development, domestic politics. Chicago: The University of Chicago Press, 2007.

LIMA, Maria Regina Soares de. A política externa brasileira e os desafios da cooperação Sul-Sul. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, v. 48, n. 1, p. 24-59, 2005.

LIMA, Thaísa Góis Santos; CAMPOS, Rodrigo Pires de. O perfil dos projetos de cooperação técnica brasileira em Aids no mundo: explorando potenciais hipóteses de estudo. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 119-133, 2010.

MRE – MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Cooperação Técnica. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/temas/cooperacao-tecnica. Acesso em: 10 jun. 2019.

OLIVEIRA, Marcelo Fernandes de; MORENO, Fernanda Venceslau. Negociações comerciais internacionais e democracia: o contencioso Brasil x EUA das patentes farmacêuticas na OMC. Dados - Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 50, n. 1, p. 189-220, 2007.

PUENTE, Carlos Alfonso Iglesias. A cooperação técnica horizontal brasileira como instrumento de política externa: a evolução da cooperação técnica com países em desenvolvimento – CTPD – no período 1995-2005. Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2010.

ROSSI, Amanda. Depois de 10 anos, fábrica de remédios contra Aids começa a produzir na África. Estadão, 2 nov. 2013. Disponível em: http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,depois-de-10-anos-fabrica-de-remedios-contra-aids-comeca-a-produzir-na-africa,1092215. Acesso em: 9 nov. 2020.

ROSSI, Amanda. Em vez de remédio contra Aids, fábrica financiada pelo Brasil em Moçambique produzirá analgésico. BBC Brasil, 6 dez. 2017. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-42176248. Acesso em: 9 nov. 2020.

SANCHES, Michelle Ratton; SILVA, Elaini Cristina Gonzaga da; CARDOSO, Evorah Lusci Costa; SPÉCIE, Priscila. Política externa como política pública: uma análise pela regulamentação constitucional brasileira (1967-1988). Revista de Sociologia Política, Curitiba, v. 27, p. 125-143, nov. 2006.

SILVA, Elaini Cristina Gonzaga da; SPÉCIE, Priscila; VITALE, Denise. Atual arranjo institucional da política externa brasileira. Brasília, DF: IPEA, 2010. (Texto para discussão, n. 1489).

SOUZA, Amauri. A agenda internacional do Brasil: um estudo sobre a comunidade brasileira de política externa. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Estudos Internacionais (CEBRI), 2002.

TORRONTEGUY, Marco Aurélio Antas. O Direito Humano à Saúde no Direito Internacional: Efetivação por meio da cooperação sanitária. 2010. Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

UCHÔA, Pablo. Lula se despede da África inaugurando fábrica de medicamentos. BBC News, 9 nov. 2010. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/11/101109_mocambique_lula_terca_pu. Acesso em: 15 abr. 2020.

UNAIDS – JOINT UNITED NATIONS PROGRAMME ON HIV/AIDS. Global Report: UNAIDS report on the global AIDS epidemic 2013. Disponível em: https://www.unaids.org/en/resources/documents/2013/20130923_UNAIDS_Global_Report_2013. Acesso em: 20 jan. 2020.

UNAIDS – PROGRAMA CONJUNTO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE HIV/AIDS. Epidemia de VHI nos países de língua oficial portuguesa. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/epidemia-de-vih-nos-paises-de-lingua-oficial-portuguesa. Acesso em: 14 maio 2020.

UNAIDS – PROGRAMA CONJUNTO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE HIV/AIDS. A ONU e a resposta à aids no Brasil. [2016]. Disponível em: https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2016/03/A-ONU-e-a-respostaPORTUGU%C3%8AS.pdf. Acesso em: 07 jul. 2020.

UNDP – UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME. Forging a Global South. United Nations Day for South-South cooperation. 2004. Disponível em: http://www.undp.org/content/dam/china/docs/Publications/UNDP-CH-PR-Publications-UNDay-for-South-South-Cooperation.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-15

Como Citar

Santos, M. S., & Lucena, A. F. de. (2021). A Formação da agenda e a Seleção da alternativa para a participação do Brasil na instalação da Sociedade Moçambicana de Medicamentos (SMM). Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 10(19), 276–307. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v10i19.13054

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Cooperação Internacional: desafios contemporâneos