A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.8799

Palavras-chave:

Educação. Fronteira. Políticas Educacionais.

Resumo

Objetiva-se neste trabalho analisar as políticas educacionais voltadas para o Mercosul e ao processo de integração regional entre Brasil e Paraguai. Busca responder ao questionamento: Como a integração regional beneficiou a educação na fronteira entre Brasil e Paraguai? Para isso, recorre-se a autores como: Brasil (2014), Mariano (2007), Mercosul (1991), Castro (2013), Draibe (2007), Mercosul (1991), dentre outros. Inicialmente, salienta-se a extensão territorial fronteiriça do Brasil e do Mato Grosso do Sul conceituando fronteira, cidade-gêmea e faixa de fronteira . Em seguida, caracteriza-se o processo de integração regional que culmina na criação do Mercosul e do Setor Educacional do Mercosul. E, finaliza-se com análise das políticas educacionais e a evolução dos programas fronteiriços. Por fim, avalia-se os desafios da implementação de políticas para a fronteira considerando a integração regional e a qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela UFGD. Atualmente professora efetiva da UFMS/Campus de Ponta Porã.

Jadiane Maciel Ajala, Centro de Educação Infantil Prof. Conrado Canteiro - Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã/MS

Graduada em Pedagogia e professora de educação infantil no CEINF Prof. Conrado Canteiro em Ponta Porã/MS

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Bueno, M. L. M. C., & Ajala, J. M. (2019). A integração regional e a influência nos programas educacionais de fronteira entre Brasil e Paraguai. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(14), 107–122. https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.8799

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