Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil

Autores/as

  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Ana Paula Bolsan Sagrilo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palabras clave:

Alfabetização. Educação infantil. Livro didático.

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a forma como o desenvolvimento da linguagem é pensada a partir dos conceitos e estrutura de um livro didático destinado a crianças da educação infantil. Para tanto, tendo como aporte teórico os estudos sobre alfabetização e letramento, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental onde analisou-se as atividades voltadas para a alfabetização de um livro didático utilizado por uma turma de Pré I. Com base nas análises realizadas constatou-se que ainda se mantém métodos de ensino que utilizam o livro didático como ferramenta pedagógica imprescindível e que mesmo nos dias de hoje grande parte das atividades propostas apresentam exercícios que estimulam a repetição, memorização, junção de sílabas e a cópia de um modelo, abandonando propostas lúdicas e que priorizam a diversidade de materiais, acabando por atingir de forma menos eficaz a alfabetização das crianças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Ana Paula Bolsan Sagrilo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado

2017-03-21

Cómo citar

Silva, T. da, & Sagrilo, A. P. B. (2017). Livro didático: um novo elemento nas salas de Educação Infantil. Horizontes - Revista De Educação, 4(7), 174–186. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/5954

Número

Sección

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica