Pro dia nascer feliz: uma reflexão sobre a efetivação das políticas públicas para uma educação de qualidade

Autores

  • Maria Aparecida Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Vanessa Luiz de Melo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Ensino Médio. Educação Brasileira.

Resumo

O objetivo deste ensaio é fazer uma reflexão sobre o papel das Políticas Públicas para a efetivação do direito fundamental à educação e construção da cidadania, no Ensino Médio. Para tanto, propomos uma reflexão sobre a educação com base na análise do documentário, do diretor João Jardim que mostra o cenário de algumas regiões do Brasil com relação ao Ensino Médio, onde percebemos que entre a garantia e a efetivação do direito a educação há uma grande distância, uma vez que apenas a inclusão desses jovens, sem um planejamento político e pedagógico distancia a conquista da educação como direito. Considerando que é por meio da educação que é possível a reconstrução de conhecimentos que permite transformar a realidade social, questionamos porque as Políticas Públicas voltadas para o Ensino Médio de fato não são efetivadas.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Aluna do sétimo período do curso de Pedagogia na UFGD.

Vanessa Luiz de Melo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Aluna do sétimo período do curso de Pedagogia na UFGD.

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Publicado

2013-07-05

Como Citar

Gonçalves, M. A., & Melo, V. L. de. (2013). Pro dia nascer feliz: uma reflexão sobre a efetivação das políticas públicas para uma educação de qualidade. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(1), 135–143. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2108

Edição

Seção

Ensaios