Os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores no contexto fronteiriço de Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16607

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação de Fronteira, Desafios

Resumo

Esta pesquisa trata dos desafios na prática pedagógica docente da alfabetização no contexto de fronteira entre Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai, envolvendo alunos paraguaios que estudam nas escolas brasileiras. Buscou-se responder ao seguinte questionamento: Quais são os desafios que os professores alfabetizadores enfrentam no contexto de fronteira? Existem políticas públicas e formação voltada para a área de fronteira? A metodologia utilizada para a realização do trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica e documental. O artigo foi divido em três seções, a primeira seção trata sobre o conceito de fronteira e o processo de alfabetização, a segunda seção trata sobre a realidade das cidades gêmeas lócus da pesquisa e a terceira seção trata sobre os desafios no processo de alfabetização na região de fronteira.

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Publicado

2002-12-12

Como Citar

GONZALES, C. G., & BUENO, M. L. M. C. (2002). Os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores no contexto fronteiriço de Ponta Porã/Brasil e Pedro Juan Caballero/Paraguai. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 11(19), 03–18. https://doi.org/10.30612/hre.v11i19.16607

Edição

Seção

A EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMÉRICA LATINA EM DEBATE