Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido

Autores

  • Jaqueline Areco de Queiroz Instituto Educacional Wings Educação Infantil
  • Giana Amaral Yamin Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) https://orcid.org/0000-0003-0422-5349
  • Juliane Ferreira Vieira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13110

Palavras-chave:

Prática de Leitura. Vozes das crianças. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que envolveu crianças do Quinto Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). O estudo desocultou a avaliação dos alunos a respeito das vivências das quais participaram no âmbito da biblioteca da sua escola e que foram protagonizadas por profesoras em formação do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Para atingir aos objetivos, primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da contribuição da biblioteca escolar para a formação do sujeito leitor e, também, de estudos ligados à Sociologia da Infância. Posteriormente, os alunos foram convidados a avaliar os projetos, ocorridos no ano de 2016 no espaço da biblioteca – voltados a atividades de literatura em diálogo com múltiplas linguagens. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário. Os dados coletados revelaram que as crianças aprovaram as atividades da biblioteca. Elas acreditam que aprenderam a ler melhor, que se interessaram por histórias, que conheceram novas obras e, ainda, apontaram como o melhor projeto desenvolvido pelas estudantes da UEMS o “Histórias de Assustar”. A pesquisa comprovou que as ações desenvolvidas pelo curso de Pedagogia UEMS atingiram aos seus objetivos.

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Biografia do Autor

Jaqueline Areco de Queiroz, Instituto Educacional Wings Educação Infantil

Docente do Instituto Educacional Wings Educação Infantil.

Giana Amaral Yamin, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente do Curso de Pedagogia UEMS. Unidade de Dourados.

Juliane Ferreira Vieira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente do Curso de Letras da UEMS. Unidade de Dourados.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Queiroz, J. A. de, Yamin, G. A., & Vieira, J. F. (2020). Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–12. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13110

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social