A construção de um espaço educador sustentável na escola: uma experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.9199Palavras-chave:
Educação Ambiental. Relações interpessoais. Afetividade.Resumo
O presente estudo é resultante do Programa de Desenvolvimento Educacional Municipal, com a temática de estudo voltada para a Educação Ambiental e Sustentabilidade. Teve como objetivo modificar o espaço físico do ambiente escolar em conciliação com o meio ambiente proporcionando o desenvolvimento infantil baseado na afetividade e no lúdico. Foram aplicadas 10 atividades utilizando diferentes instrumentos e práticas metodológicas com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I no município de União da Vitória, PR. Verificou-se através das interações, da manifestação de sentimentos e percepções dos alunos frente ao novo Espaço da escola que as atividades proporcionaram uma mudança na forma de pensar e possibilitou um momento para falar destes assuntos. O Espaço Educador Sustentável foi uma importante ferramenta para promover a educação para a sustentabilidade.Downloads
Referências
ALMEIDA, F. J. de. Folha Explica Paulo Freire. São Paulo: Editora Publifolha, 2009.
BORGES, C. Espaços educadores sustentáveis: Salto para o futuro. Rio de Janeiro: TV Escola (MEC). Boletim XVII, junho de 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/Ministério da Educação. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais. Brasília: MEC, 2012.
CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. de S. (Orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 51 -66.
DEL BEM, L.; HENTSCHKE, L. Educação musical escolar: uma investigação a partir das concepções e ações de três professoras de música. Revista da ABEM. Porto Alegre, n.7, 2002.
ELALI, G. A. Espaços para educação infantil: um quebra-cabeças? Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
FAERMAM, L. A. A Pesquisa Participante: Suas Contribuições no Âmbito das Ciências Sociais. Revista Ciências Humanas, v. 7, n. 1, p. 41-56, 2014.
FERNANDES, O. S.; ELALI, G. V. M. A. Reflexões sobre o comportamento infantil em um Pátio Escolar: o que aprendemos observando as atividades das crianças. Paideia, v.18, n.39, 2008.
HORN, M. G. S. Projeto de fortalecimento institucional das secretarias municipais de educação na formulação e implementação da política municipal de educação infantil. Brasília: MEC, 2014.
IERVOLINO, S. A.; PELICIONI, M. C. F. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Revista Escola de Enfermagem, v. 35, n. 2, p. 115-21, jun. 2001.
JUCOSKI, R.; SILVA, V. Horta na escola como espaço educador sustentável. Caderno de artigos PDE, 2013.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EdUCS, 2003.
MÉKSENAS, P. Aspectos metodológicos da pesquisa empírica: a contribuição de Paulo Freire. Revista Espaço Acadêmico, n. 78, p. 1, 2007.
MELO, M. C. H. de; CRUZ, G. de C. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003.
OLIVEIRA, V. B.; SOLÉ, M. B.; FORTUNA, T. R. Brincar com o outro caminho de saúde e bem-estar. Petrópolis: Vozes, 2010.
ROCHA, R.; ROTH, O. Azul e lindo: Planeta Terra, nossa casa. 2.ed. São Paulo: Salamandra, 2004.
SILVA, M. L. Escola Bosque e suas estruturas educadoras – uma casa de educação ambiental. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação – Departamento de Educação Ambiental. Brasília: UNESCO, 2007.
SILVA, L. F. G.; SILVEIRA, A. Implantação de espaços educadores sustentáveis: Estudo de caso em escola pública. Revista Monografias Ambientais, v. 15, n.1, p.288-301, 2016.
SOUZA, I. V. Programa Sócio Educativo: Oficina de contação de história e construção de brinquedos usando sucata. Florianópolis, 2002.
TRAJBER, R.; SATO, M. Escolas Sustentáveis: Incubadoras de transformações nas comunidades. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. especial, p. 71, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).