Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8400

Palavras-chave:

Cônicas. Teorema de Dandelin. Pontos de Vista.

Resumo

Neste artigo apresentamos diferentes pontos de vista para o estudo das cônicas, no quadro da geometria como alternativa ao que comumente é exposto no ensino básico, com o objetivo de apresentar articulações entre eles e uma definição para a excentricidade que permite analisar todas as cônicas. O teorema de Dandelin será apresentado como o articulador entre o ponto de vista de corte de um cone reto de duas folhas por um plano e o ponto de vista de lugar geométrico, mostrando uma equivalência matemática entre eles. Além disso, como consequência, apresentamos uma definição geométrica para a excentricidade que possibilita o estudo das cônicas de forma unificada. Tal estudo é consequência de uma análise dos documentos oficiais que apontam para o ensino das cônicas de forma pontual sem relacionamento algum entre esses pontos de vista.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Fernandes Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Aluno de Doutorado do Programa de Estudo Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PEPG em Educação Matemática.

Maria José Ferreira da Silva, Professora Doutora da Pontifícia Universidade católica de São Paulo.

Professora Asssitente doutor da Graduação, do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática e da Especialização em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação e formação de professores de matemática com ênfase em números fracionários e geometria.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Siqueira, C. A. F., & Silva, M. J. F. da. (2017). Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria. Horizontes - Revista De Educação, 5(10), 131–151. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8400

Edição

Seção

Educação Matemática