Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8400

Palavras-chave:

Cônicas. Teorema de Dandelin. Pontos de Vista.

Resumo

Neste artigo apresentamos diferentes pontos de vista para o estudo das cônicas, no quadro da geometria como alternativa ao que comumente é exposto no ensino básico, com o objetivo de apresentar articulações entre eles e uma definição para a excentricidade que permite analisar todas as cônicas. O teorema de Dandelin será apresentado como o articulador entre o ponto de vista de corte de um cone reto de duas folhas por um plano e o ponto de vista de lugar geométrico, mostrando uma equivalência matemática entre eles. Além disso, como consequência, apresentamos uma definição geométrica para a excentricidade que possibilita o estudo das cônicas de forma unificada. Tal estudo é consequência de uma análise dos documentos oficiais que apontam para o ensino das cônicas de forma pontual sem relacionamento algum entre esses pontos de vista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Fernandes Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Aluno de Doutorado do Programa de Estudo Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PEPG em Educação Matemática.

Maria José Ferreira da Silva, Professora Doutora da Pontifícia Universidade católica de São Paulo.

Professora Asssitente doutor da Graduação, do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática e da Especialização em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação e formação de professores de matemática com ênfase em números fracionários e geometria.

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed UFPR, 2007.

ALBUQUERQUE, C. M. M. S. Alguns Problemas Geométricos de Papus de Alexandria. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Portugal: Porto, 2014.

BORDALLO, M. As Cônicas na Matemática Escolar Brasileira: Passado, Presente e Futuro. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2011.

BOYER, C. B. História da Matemática. 3 ed. Tradução Elza F. Gomide. São Paulo: Blucher, 2010.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria da Educação básica. v.2. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Brasília: MEC/Semtec, 2000.

BRASIL. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Brasília: MEC/Semtec, 2002.

CALVOSO, J. C. Estudo das cônicas com aplicações e o software GeoGebra como ferramenta de apoio didático. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, 2014.

DUVAL, R. Semiosis e o Pensamento Humano. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

LACAZ NETTO, F. A. Lugares Geométricos Planos. 2 ed. São Paulo: Livraria Nobel S/A, 1957.

MARANHÃO, M. C. S de A. Dialética ferramenta objeto. In: Machado, S. D. A. (Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2008.

MONTEIRO, R. M. Resgate do teorema de Dandelin no estudo de cônicas com o Geogebra. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2014.

SÃO PAULO, Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. 1 ed. São Paulo: SE, 2011.

SIQUEIRA, C. A. F. Um Estudo Didático das Cônicas: Quadros, Registros e Pontos de Vista. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Siqueira, C. A. F., & Silva, M. J. F. da. (2017). Um estudo dos diferentes pontos de vista das cônicas no quadro da geometria. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(10), 131–151. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8400

Edição

Seção

Educação Matemática