O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8151Palavras-chave:
Deficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do apoio educacional frente à inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de levantamento, com aplicação de entrevista junto aos profissionais responsáveis pela educação do aluno com deficiência intelectual na escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola regular do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa três professoras, sendo uma professora regente de sala de aula, uma professora de sala de recurso multifuncional e uma estagiária que atuava como apoio educacional. Foram elaboradas três entrevistas diferentes para serem aplicadas individualmente com cada participante. Por meio das entrevistas foi possível conhecer como cada profissional atua, e como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola regular.Downloads
Referências
BARBOSA, A; GOMES. C. Inclusão escolar do portador de paralisia cerebral: atitudes de professores do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 12, n. 1, 2006.
BRASIL. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institua a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com Deficiência). Brasília. 2015.
BRASIL. Resolução n°4 de 02 de outubro de 2009. Diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação. Brasília, 2009.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. UNESCO 1994, Salamanca- Espanha.
DOURADOS. Resolução SEMED n° 27/2015, Dispõe sobre a Regulamentação dos Serviços de Apoio para a Educação Especial nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS. Disponível em: <http://www.dourados.ms.gov.br/wpcontent/uploads/2016/05/DOM-N%C2%B0.-4.106-03.12.15-Lei-Comp-298-taxas-SIMD-e-Decreto-2112-designa%C3%A7%C3%A3o-Marino.pdf> Acesso em: nov. de 2017.
DUEK. V. P. Professores Diante da Inclusão: superando desafios. IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina, 29 a 31vde outubro de 2007.
MACHADO, A. C.; ALMEIDA M. A. Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva. Revista Psicopedagógico. São Paulo, v. 27, n. 84 2010.
PLETSCH, M. D. GLAT, R. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Rio de janeiro: EdUERJ, 2011.
SILVA, A. M. Educação especial e inclusão escolar: História e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010.
STELMACHUK. A. C; MAZZOTTA, M. J. S. Atuação de professores da Educação na inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Rev. Educ. Espec. Santa Maria, v. 25, n 43, p.185-202, maio/ago.2012.
VICENTE, B. T; BEZERRA, G. F. Estagiários e professores regentes como agentes do processo de inclusão escolar: problematização suas (inter) ações. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 214-244, set./dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).