O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual

Autores

  • Maiara Efigênio da Silva Faculdade de Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD)
  • Aline Maira da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD) https://orcid.org/0000-0002-8439-0477
  • Letícia Maria Capelari Tobias Venâncio Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8151

Palavras-chave:

Deficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do apoio educacional frente à inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de levantamento, com aplicação de entrevista junto aos profissionais responsáveis pela educação do aluno com deficiência intelectual na escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola regular do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa três professoras, sendo uma professora regente de sala de aula, uma professora de sala de recurso multifuncional e uma estagiária que atuava como apoio educacional. Foram elaboradas três entrevistas diferentes para serem aplicadas individualmente com cada participante. Por meio das entrevistas foi possível conhecer como cada profissional atua, e como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Efigênio da Silva, Faculdade de Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD).

Aline Maira da Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD)

Doutora em Educação Especial. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados

Letícia Maria Capelari Tobias Venâncio, Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados

Referências

BARBOSA, A; GOMES. C. Inclusão escolar do portador de paralisia cerebral: atitudes de professores do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 12, n. 1, 2006.

BRASIL. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institua a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com Deficiência). Brasília. 2015.

BRASIL. Resolução n°4 de 02 de outubro de 2009. Diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação. Brasília, 2009.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. UNESCO 1994, Salamanca- Espanha.

DOURADOS. Resolução SEMED n° 27/2015, Dispõe sobre a Regulamentação dos Serviços de Apoio para a Educação Especial nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS. Disponível em: <http://www.dourados.ms.gov.br/wpcontent/uploads/2016/05/DOM-N%C2%B0.-4.106-03.12.15-Lei-Comp-298-taxas-SIMD-e-Decreto-2112-designa%C3%A7%C3%A3o-Marino.pdf> Acesso em: nov. de 2017.

DUEK. V. P. Professores Diante da Inclusão: superando desafios. IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina, 29 a 31vde outubro de 2007.

MACHADO, A. C.; ALMEIDA M. A. Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva. Revista Psicopedagógico. São Paulo, v. 27, n. 84 2010.

PLETSCH, M. D. GLAT, R. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Rio de janeiro: EdUERJ, 2011.

SILVA, A. M. Educação especial e inclusão escolar: História e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010.

STELMACHUK. A. C; MAZZOTTA, M. J. S. Atuação de professores da Educação na inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Rev. Educ. Espec. Santa Maria, v. 25, n 43, p.185-202, maio/ago.2012.

VICENTE, B. T; BEZERRA, G. F. Estagiários e professores regentes como agentes do processo de inclusão escolar: problematização suas (inter) ações. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 214-244, set./dez. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Silva, M. E. da, Silva, A. M. da, & Venâncio, L. M. C. T. (2017). O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Horizontes - Revista De Educação, 5(10), 36–52. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8151

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo