As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes

Autores

  • Cindy Romualdo Souza Gomes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Karolina de Jesus Monteiro Rede de escolas de Dourados/MS

Palavras-chave:

Educação Infantil. Prática pedagógica. Datas comemorativas.

Resumo

A iniciativa da pesquisa para a realização deste artigo surgiu da minha inquietação em meu ambiente de trabalho, onde nos corredores é possível observar o privilegiar de atividades estritamente ligadas a datas comemorativas. Por tanto, este artigo se trata de um estudo sobre essas impressões, de que as aprendizagens desenvolvidas na Educação Infantil se vinculam apenas a esses momentos. Sendo assim, esse estudo buscou compreender a estruturação das atividades e o modo como elas têm sido abordadas, em específico nas turmas de Berçário I e Pré I. Para tanto, se utilizou de questionários para obtenção de dados sobre essas práticas fazendo um comparativo entre CEIMs situados em pontos da cidade condizentes com os pontos cardiais, e quando possível utilizamos as fotografias das atividades expostas nos corredores da instituição. A metodologia partiu de releitura das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e posteriormente estudos em autores da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cindy Romualdo Souza Gomes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora orientadora da espacialização Docência na Educação Infantil FAED-UFGD. Graduada em Pedagogia e mestre em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), é professora concursada no município de Dourados-MS, trabalha na Educação Infantil tem cinco anos.

Karolina de Jesus Monteiro, Rede de escolas de Dourados/MS

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade Iguaçu (ISFACES) e Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), é professora contratada no município de Dourados-MS, Trabalha na Educação Infantil tem cinco anos.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Gomes, C. R. S., & Monteiro, K. de J. (2017). As datas comemorativas na Educação Infantil: análise das práticas docentes. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 152–173. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5928

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica